O Iguatemi (IGTA3) informou, na noite do último sábado (18), que irá reabrir parcialmente o shopping Iguatemi Esplanada, no interior de São Paulo. A informação foi relevada por meio de um fato relevante.
Segundo o Iguatemi, a reabertura será possível devido à reclassificação do governo do estado para as regiões de Sorocaba e Votorantim. As cidades passaram para a fase laranja do Plano São Paulo, criado para estabelecer os critérios para a reabertura da economia em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Inicialmente, a unidade, que fica exatamente entre as duas cidades, ficou parcialmente aberta, por determinações diferentes dos municípios. Enquanto o “pedaço” do shopping que ficava dentro do território de Votorantim estava em funcionamento, a parte de Sorocaba permanecia fechada. Posteriormente, no dia 29 de junho, o shopping foi fechado em ambas as partes, funcionando apenas com as atividades consideradas essenciais.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
A companhia informou que, baseado no novo decreto do município de Votorantim, as lojas do shopping Iguatemi Esplanada estão abertas desde o último sábado em horário reduzido, das 15h às 19h.
Quanto à Sorocaba, a empresa disse que também levou em consideração o decreto municipal. Dessa forma, essa parte do shopping poderá reabrir a partir da próxima segunda-feira (20), das 15h às 19h. No próximo fim de semana, no entanto, as lojas ficarão fechadas, voltando a reabrir na segunda-feira (27) seguinte com o mesmo horário reduzido, com o funcionamento de segunda à sábado.
O Iguatemi salienta no comunicado que “restaurantes e praça de alimentação de todo o empreendimento poderão operar somente por delivery e take away”. “Reforçamos que a operação especial de drive thru, que tem o objetivo de apoiar os varejistas nesse momento com uma alternativa de venda via Whatsapp, está mantida das 12h às 20h, diariamente”, diz a companhia.
Iguatemi registra queda de 77,5% no lucro líquido
O Iguatemi registrou um lucro líquido de R$ 12,5 milhões no primeiro trimestre de 2020. Esse valor é equivalente a uma queda de 77,5% em comparação com o mesmo período no ano anterior.
De acordo com a operadora de shopping centers, a redução significativa no lucro é devido a pandemia, com o fechamento do comércio em todo o Brasil em meados de março. A receita líquida da Iguatemi somou R$ 156,8 milhões, queda de 9,4% em comparação de base anual.
Veja também: Iguatemi estuda lançar plataforma de e-commerce em 5 cidades
Ainda no início da pandemia, o Iguatemi comunicou ao mercado, via fato relevante, que decidiu cancelar suas projeções sobre o desempenho de 2020 em decorrência da crise.