iFood: Procon multa aplicativo de delivery em R$ 2,5 mi
O iFood foi multado pelo Procon-SP em R$ 2,5 milhões por “má prestação de serviços”. A penalidade será exercida através de um processo administrativo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo próprio Procon.
De acordo com o comunicado do Procon-SP, muitos clientes do iFood reclamaram de ser vítimas de golpes dados pelos entregadores do aplicativo, que estavam cobrando valores acima dos que estariam no aplicativo.
“Vários consumidores reclamaram terem sido vítimas de golpes aplicados por entregadores do iFood que cobraram valores superiores aos efetivamente devidos. Ao deixar de garantir a segurança que se espera de sua prestação de serviços de intermediação, o fornecedor incorreu em má prestação de serviços”, disse o Procon.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
De acordo com o órgão, as atitudes dos entregadores do iFood, mesmo que não sejam funcionários da companhia, são de responsabilidade dos seus representantes.
A multa ao iFood também inclui as cláusulas abusivas de seu contrato, que possui normas como “não se responsabilizar pela prestação do serviço contratado pelo consumidor”.
iFood e entregas com drones
A plataforma de entrega de alimentos e refeições iFood informou na última quarta-feira (12) que obteve o aval da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) para iniciar entregas experimentais com drones. De acordo com o aplicativo de serviço de delivery, os dispositivos serão utilizados em um modelo híbrido com outros modais para diminuir o tempo das entregas. Nesse sentido, a previsão é de que os primeiros voos experimentais sejam realizados em outubro, porém estes ainda não trabalharão com o delivery direto na casa dos clientes. Pelo menos em um primeiro momento, a tecnologia fará parte da rota das entregas, que deverá ser finalizada por um entregador.