iFood firma acordo de compra com empresa de inteligência artificial

O aplicativo de entrega de comida iFood firmou um acordo de compra de uma empresa de inteligência artificial e big data de Minas Gerais, Hekima. A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

A aquisição da empresa mineira faz parte da estratégia de tornar o iFood líder de inteligência artificial na América Latina. O plano é que o aplicativo compreenda as características e preferências de cada cliente.

“Estamos transformando a alimentação. Há pouco tempo, o delivery era feito por linha telefônica. No futuro, vai ser tão prático e a logística, tão boa, que vão questionar se vale a pena ter cozinha em casa. Para isso, precisamos conhecer o cliente no detalhe”, disse o vice-presidente de inovação do iFood, Bruno Henriques, ao veículo jornalístico.

A Hekina se diz uma empresa que desenvolve e aplica tecnologias de computação cognitiva, para transformar dados em informação, com o objetivo de que as empresas contratantes melhorem sua performance de negócios. A compra, que não teve o valor divulgado, segundo Henriques consiste em consolidar uma equipe de especialistas diante da escassez de profissionais da área no Brasil.

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“Estamos trazendo pessoas que são realmente do ramo, da academia, com experiência na área. Aqui no Brasil se estima que tenha menos de 600 pessoas com essa formação”, afirmou o vice-presidente.

Além do avanço de compreender as preferências dos clientes, o aplicativo está investindo para que entregas sejam feitas por meio de drones e veículos autônomos.

iFood anuncia uso de robôs para entrega de comida em 2020

O gerente de inovação logística do iFood, Fernando Martins, disse, em outubro do ano passado, que a empresa utilizará robôs para o processo de entrega

O aplicativo iniciará os testes com robôs em janeiro de 2020. No entanto, a previsão é que sejam utilizados somente no segundo semestre deste ano. A empresa brasileira Synkar está desenvolvendo as máquinas.

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Os robôs serão utilizados somente em shoppings centers ou condomínios. A máquina será utilizada para buscar o pedido na praça de alimentação e levar até o motorista, que finalizará a entrega. Dessa forma, a empresa pretende reduzir o tempo de entrega.

“O motorista também pode levar a encomenda até um condomínio sem precisar entrar na área. O robô leva até a casa da pessoa e otimizamos a entrega”, explicou o gerente sobre o novo serviço do iFood.

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Poliana Santos

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