Ícone do site Suno Notícias

IFIX fecha semana estável; HGLG11 lidera altas do período

IFIX hoje

IFIX hoje. Foto: Pixabay

O IFIX, principal índice de fundos imobiliários da bolsa de valores (B3), terminou a sessão de hoje (24) estável, com uma leve queda de 0,01%, aos 2.802 pontos. Assim, o índice termina 3 pregões seguidos com resultados negativos, terminando a semana também estável, com variação de +0,01.

A cotação do IFIX atingiu sua máxima da sessão aos 2.808 pontos, enquanto a mínima alcançada foi de 2.799 pontos. O índice seguiu em tendência contrária ao mercado de ações, com o Ibovespa subindo 0,75%. Entre os destaques positivos do dia, está o fundo imobiliário BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11), que recuperou parte das fortes quedas obtidas nos dois últimos pregões.

O fundo BTRA11 subiu 4,19%, após queda acumulada de quase 19% em dois dias, e ficou na primeira colocação de altas do IFIX hoje. Outro FII que se destacou na sessão de hoje foi o Suno Fundo de Fundos (SNFF11), depois uma distribuição inédita de dividendos aos seus cotistas nesta sexta-feira (24), no valor de R$ 1,30 por cota. O SNFF11 teve uma alta de 2,34%, ficando na segunda posição de maiores valorizações diárias.

Na ponta negativa, se destacou o FII VBI Logístico (LVBI11), com uma queda de 1,51%, liderando as baixas do dia. Na segunda colocação ficou o fundo imobiliário Riza Arctium Real Estate (ARCT11), que teve variação de -1,39%. O fundo XP Properties (XPPR11) também impactou no valor do IFIX, caindo 0,72%.

Veja as maiores altas e baixas da sessão de hoje (24):

Maiores altas do IFIX

Maiores quedas do IFIX

Na semana, o CSHG Logística (HGLG11) impactou o desempenho do IFIX de forma positiva, com uma valorização de 3,61%. Foi o FII que mais subiu no período. Entre as maiores quedas semanais, se destacou o fundo imobiliário BTRA11, com variação de -16,11%. O Vinci Offices (VINO11) também puxou o índice para baixo, com uma queda de 2,86%.

Veja os destaques entre os fundos imobiliários do IFIX durante a semana:

Maiores altas do IFIX na semana

Maiores baixas do IFIX na semana

No mês de junho, o IFIX acumula um desempenho negativo de 0,64%.

Fundos imobiliários que pagaram dividendos hoje

No pregão de hoje (24), dez fundos imobiliários distribuíram dividendos aos seus cotistas, dos quais sete fazem parte da carteira teórica do IFIX.

Dos fundos pertencentes ao índice, o que pagou o maior rendimento hoje foi o Suno Cri (SNCI11), no valor de R$ 1,40 por cota.

IPCA-15 de junho sobe 0,69% e fica acima do esperado pelo mercado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,69% em junho em relação ao mês de maio. O IPCA-15 representa uma prévia para a inflação oficial brasileira. No mês de maio, o índice havia registrado um aumento de 0,59%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos fatores que auxiliaram nessa alta foi a inflação dos planos de saúde, que avançou 2,99%, ou seja, 0,10 ponto percentual a mais no IPCA-15. No ano de 2022, o IPCA-15 acumula uma alta de 5,65%. Já nos últimos 12 meses, se teve uma desaceleração de 12,04%.

A alta do IPCA-15 ficou acima da expectativa do mercado, que era de alta de 0,62% e de 11,98% nos últimos 12 meses, segundo apontado pelo consenso Refinitiv. A inflação impacta diretamente os FIIs.  Nesse caso, o cenário de alta dos índices inflacionários e dos juros dá uma vantagem para os fundos imobiliários de papel, o que impacta na movimentação do IFIX em diferentes aspectos.

Sair da versão mobile