IFIX: Nem arcabouço fiscal anima índice, que cai pelo 4º dia seguido; FIIs de papel derretem

O fim do mistério sobre o novo arcabouço fiscal animou o Ibovespa, mas a boa nova não chegou ao IFIX, que registrou queda pelo quarto dia seguido. Nesta quinta (30), o principal índice de fundos imobiliários da Bolsa brasileira fechou o dia em baixa de 0,30%, aos 2.736,12 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/62893415-minicurso-fundos-imobiliários.png

Os fundos imobiliários de papel estão entre os destaques negativos do índice hoje. Na lista dos cinco maiores ativos da carteira do índice, os três fundos que se encaixam nesta categoria amargaram quedas: KNIP11 (-0,04%), KNCR11 (-0,32%) e IRDM11 (2,80%).

Enquanto os FIIs sofrem em dias de luta, o Ibovespa conseguiu mais um dia de glória e fechou em alta de 1,89% aos 103.713,45 pontos. Na visão dos especialistas, a apresentação do novo arcabouço fiscal pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi uma das razões para a alta do índice que monitora as principais ações da Bolsa.

“A divulgação do arcabouço fiscal também é uma luz no fim do túnel que acalma os ânimos dos investidores e gera um certo otimismo por uma possível queda de juros, o que também favorece os setores. A divulgação do arcabouço também favorece as quedas dos juros futuros hoje”, aponta Marcus Labarthe, educador financeiro e sócio-fundador da GT Capital.

Confira as principais altas e quedas do IFIX hoje:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Novo arcabouço fiscal aumentará impostos?

De acordo com o líder da equipe econômica, uma das principais dúvidas dos agentes econômicos é se haverá algum tipo de aumento de impostos para fazer com que a “conta feche”. Oficialmente, a resposta é não. Contudo, essa possibilidade, na prática, existe.

“Ouvi muitas dúvidas e questionamentos sobre a possibilidade de cumprimento deste plano, todos me perguntam: ‘Haverá aumento da carga tributária?’. Se por carga tributária entende-se criação de novos tributos ou aumento de alíquota dos tributos existentes, a resposta é: ‘Não está no nosso horizonte’. Não estamos pensando em CPMF, acabar com o Simples, reonerar folha de pagamento”, iniciou Haddad durante a apresentação à imprensa do novo arcabouço fiscal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em seguida, o líder da equipe econômica recordou uma frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial: “Meu governo vai colocar o pobre no orçamento e o rico no Imposto de Renda”.

“O que isso significa na prática? Temos que fazer quem não paga imposto, pagar. Temos muitos setores que foram demasiadamente favorecidos com regras que foram estabelecidas ao longo das décadas e não foram revistas por nenhum controle de resultado”, destacou o ministro.

O que é o IFIX?

O objetivo do IFIX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

É composto pelas cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

IFIX: Cotação da última quarta (29)

Ontem, o IFIX fechou o dia em queda de 0,70%, aos 2.744,39 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno