Pelo terceiro dia seguido, o IFIX enfrenta uma mar bravo no mercado financeiro. Nesta quarta (29), o principal índice de fundos imobiliários da Bolsa de Valores fechou em queda de 0,70%, aos 2.744,39 pontos. Enquanto isso, o Ibovespa conseguiu crescer 0,60% e chegou aos 101.793 pontos.
Na lista dos cinco principais FIIs da carteira do índice, o KNIP11 e o IRDM11 amargaram uma queda de 0,11% e 3,07%, respectivamente. Na contramão, os fundos KNCR11 (0,01%), HGLG11 (0,01%) e KNRI11 (0,32%) apresentaram valorização.
O VILG11, fundo imobiliário que recebeu R$ 2 milhões de um aluguel atrasado da Tok&Stok, fechou o dia em alta de 0,81%, com cotas ao preço de R$ 87,40.
Confira as principais altas e quedas do IFIX hoje:
Maiores altas e baixas do IFIX hoje
- Maiores Altas
- Maiores Baixas
Fundos imobiliários e juros altos: Como isso impacta?
Com a manutenção da taxa Selic em 13,75%, o setor dos fundos imobiliários é um dos principais impactados. “Os juros impactam no preço das cotas uma vez que ele altera o nível de retorno esperado versus o risco”, explica Daniel Viana, diretor de investimentos imobiliários da Inter Asset, ao Suno Notícias.
Ou seja, quando os juros estão altos, as cotas dos FIIs são desvalorizadas e ficam “baratas”. Quando os juros diminuírem, a tendência é que as cotas se valorizem e fiquem “caras”.
Acredito que os fundos imobiliários vão continuar sofrendo enquanto o cenário seguir instável e sem perspectiva de quando os juros cairão. No momento em que tivermos a formação de uma expectativa de que chegamos no pico [de juros] e imaginarmos quando começará a queda, aí eles começam a andar, e andam rápido!
O que é o IFIX?
O objetivo do IFIX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.
É composto pelas cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.
IFIX: Cotação da última terça (28)
Ontem, o IFIX fechou o dia em queda de 0,13%, aos 2.763,77 pontos.