Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa tem leve alta em dia de menor liquidez; Cosan (CSAN3) sobe 7%

Ibovespa derrete e atinge mínima do ano; Vale (VALE3) despenca 3%

Ibovespa. Foto: Pixabay.

O Ibovespa estende os ganhos da última semana e opera em leve alta na tarde desta segunda-feira (31). O pregão é marcado por uma menor liquidez nos papéis, em função de feriado nos Estados Unidos, fechando os mercados. O noticiário corporativo, contudo, dita o tom das empresas.

Por volta das 13h44, o Ibovespa subia 0,14%, para 125.741 pontos. O destaque positivo do dia fica por conta da Cosan (CSAN3), que vendeu 4,6% da sua subsidiária Compass por R$ 810 milhões. A compradora foi a Atmos Capital, fazendo sua maior aposta em uma empresa de capital fechado.

O negócio avalia o braço de gás natural e energia da Cosan em R$ 16,5 bilhões. Em setembro do ano passado, a empresa desistiu de realizar sua abertura de capital por conta da turbulência no mercado, mas o cenário é positivo e a companhia se prepara para um 2022 de oportunidades.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Para a Guide Investimentos, o aporte da gestora na Compass “corrobora com a boa administração realizada pela Cosan para com as suas empresas e que deverá ter no futuro grandes oportunidades no setor de gás”. Agora, o IPO da empresa viria com uma menor alavancagem, abrindo espaço para novos investimentos, comenta o analista Luis Sales. As ações da Cosan sobem mais de 7%

Também ajudam na manutenção da alta do índice as empresas ligadas ao minério de ferro. A Vale, maior posição da carteira teórica do Ibovespa, avança mais de 2%, mesmo sentido de Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5).

As empresas de energia estão sob o foco do mercado em meio à crise hídrica que vive o País. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Brasil está em 44% da média histórica.

O maior impacto recai sobre as companhias ligadas à geração de energia, como AES Brasil (AESB3) e Cesp (CESP6), sobretudo por estarem com suas operações majoritariamente centralizadas em São Paulo. Ambas as empresas recuam neste pregão. A XP reiterou a recomendação de compra dos papéis com base em “risco-retorno atrativos”.

O que sobe e o que cai no Ibovespa

Do lado negativo, os destaques do pregão são:

Última cotação

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma alta de 0,96%, 125.561,37 pontos.

Sair da versão mobile