Em ritmo diferente ao do fechamento do último pregão, o Ibovespa abre a sessão desta segunda-feira (29) em alta. O índice, principal da Bolsa de Valores de São Paulo, opera sobre as notícias do fim de semana.
Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava uma alta de +0,64% chegando a 96.854,65 pontos e o principal motivo é referente a reforma da Previdência. Um encontro entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o presidente da República, Jair Bolsonaro, no último domingo (28), animou os investidores.
Reforma da Previdência
O ânimo do mercado se refere aos assuntos tratados pelos líderes, o principal deles: Reforma da Previdência. A aprovação da admissibilidade da proposta frente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi muito celebrada por Rodrigo Maia que aproveitou a oportunidade para ‘cutucar’ o governo e cobrar novamente a articulação política do Executivo para o sucesso do texto.
Na última quarta-feira (24), depois da aprovação da proposta na CCJ, Maia afirmou que o governo precisa participar mais da articulação política para garantir a reforma. De acordo com ele, o Executivo “não pode se omitir” e ainda está “um pouco desorganizado”.
No entanto, o cenário que demonstrava uma certa divergência dos poderes, parece ter sido quebrada no último fim de semana com o encontro de Bolsonaro e Maia.
Maia e Bolsonaro no Palácio
O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na manhã do último domingo (28), no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Este foi o segundo encontro de Bolsonaro e Maia durante o fim de semana. No último sábado (27), os dois foram à festa de aniversário do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walter Alencar, em Brasília.
De acordo a assessoria de imprensa do governo, a reunião dos líderes, que não foi divulgada na agenda oficial, teve por objetivo falar sobre a reforma da Previdência. A informação foi confirmada pelo próprio Rodrigo Maia após o encontro.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o encontro com o presidente da Câmara, foi “excelente” e durou cerca de uma hora. Questionado sobre a reunião, não confirmou se houve conversa sobre a reforma mas disse que foram tratados “um montão de assuntos”.
Balanços corporativos
A concessionária CCR divulgou os seus resultados do primeiro trimestre de 2019, nesta segunda-feira (29). Os analistas ressaltam a queda da economia brasileira sobre o tráfego nas estradas que cresceram apenas 1,2%, de janeiro a março deste ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, a movimentação de carros subiu apenas 0,8%. E os de caminhões avançaram somente 2,3%, em comparação de mesmo período de 2018. Ou seja, o faturamento da CCR subiu 11% neste período, resultado de 2,3 bilhões.
Entretanto, o lucro recuou em 25%, alcançando um valor aproximado de 333 milhões. Estes resultados são de acordo com a projeção média de mercado. No entanto, o maior objetivo da empresa é concertar a sua imagem corrompida pela corrupção.
Demais balanços previstos para esta segunda (29):
- Ecorodovias (ECOR3)
- Movida (MOV13)
- Multiplan (MULT3)
- Raia Drogasil (RADL3)
- Trasmissão Paulista (TRPL4)
Última cotação
Na última sexta-feira (26), o Ibovespa registrou uma queda de -0,33% ficando com 96.236,04 pontos.
Notícias Relacionadas