O Ibovespa abriu de forma estável nesta quarta-feira (6), de olho no cenário externo; tanto no que se refere ao âmbito político, como no avanço do preço das commodities. Por volta das 10h20, o maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) avançava 0,24%, a 119.664 pontos.
O Ibovespa é influcienciado pela disputa pelo Senado dos Estados Unidos. Nos últimos 30 anos, o estado da Geórgia foi um reduto republicano. Todavia, na eleição presidencial de novembro de 2020, o estado escolheu o democrata Joe Biden, e sua vice Kamala Harris, para liderarem o país pelos próximos quatro anos.
O evento é de extrema importância para a política norte-americana e segue no radar dos investidores, já que traduz a tônica da relação do próximo presidente com o Legislativo estadunidense. Com o Senado majoritariamente democrata, Biden teria maior liberdade de colocar suas propostas em prática, como novos pacotes de auxílio financeiro — uma das razões que impulsionaram os mercados desde março do ano passado.
O movimento das commodities também anima os investidores nesta manhã. O petróleo atingiu sua máxima em 11 meses após a Arábia Saudita concordar em cortar sua produção em 1 milhão de barris por dia.
O minério de ferro, por sua vez, encerrou o pregão na Bolsa de Dalian, na China com uma alta de 0,30%, a US$ 160 a tonelada. Beneficiada pelo aumento do preço do minério, a Vale (VALE3) abriu em alta nesta quarta-feira, sendo cotada a R$ 94,75, sua máxima histórica. A empresa representa cerca de 10% do Ibovespa.
No front político interno, os investidores digerem as declarações do presidente Jair Bolsonaro, dadas na última terça. No Palácia da Alvorada, em conversa com apoiadores, Bolsonaro disse que o Brasil “está quebrado” e que não consegue fazer nada.
“O Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, teve esse vírus potencializado pela mídia que nós temos, aí, essa mídia sem caráter que nós temos, tá certo?”, disse. Em resposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o comentário do presidente é “grave e desalentador”.
No que se refere aos dados econômicos, o setor de serviços no Brasil encerrou 2020 com um avanço em dezembro e melhora da confiança, frente as perspectivas de vacinas contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mostrou o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
De acordo com o IHS Markit, no último mês do ano passado, o PMI de serviços avançou 51,1, de 50,9 no mês anterior, permanecendo acima da marca de 50, o que representa um crescimento. Mesmo assim, as taxas de juros futuras operam em alta.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h30:
- IRB Brasil (IRBR3): +2,84%
- Itaú (ITUB4): 2,77%
- Bradesco (BBDC4): +2,17%
- Santander (SANB11): +2,11%
- Lojas Americanas (LAME4): -2,85%
- Natura (NTCO3): -3,0%
- Magazine Luiza (MGLU3): -3,03%
- B2W (BTOW3): -3,52%
Mercados internacionais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: -0,28%
- Londres (FTSE 100): +3,10%
- Frankfurt (DAX 30): +0,94%
- Paris (CAC 40): +0,77%
- Milão (FTSE/MIB): +1,50%
- Hong Kong (Hang Seng): +0,15% (fechada)
- Xangai (SSE Composite):+0,63% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): -0,38% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira (5) com uma alta de 0,44%, a 119.376 pontos.
Notícias Relacionadas