Embalado pela reação do cotação do petróleo no exterior, o Ibovespa hoje tornou ao território positivo, saltando 1,21%, a 116.221,58 pontos, em meio a noticiário corporativo doméstico e reações à renuncia do presidente do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão.
Se na véspera do maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sentiu o peso da queda do petróleo no exterior, hoje o Ibovespa foi beneficiado pelo movimento inverso. O desempenho ampliou a alta do benchmark na semana para 1,80%. No acumulado anual, contudo, a performance ainda é negativa.
Os contratos de West Texas Intermediate (WTI) para abril de 2021 subiram 2,70% nesta sessão, para US$ 61,62; enquanto o petróleo Brent avançou 2,32%, chegando a US$ 64,75. A reação levou a PetroRio (PRIO3) para as maiores altas do Ibovespa, com a ações ganhando mais de 6%, e a Petrobras (PETR4) a anotar aumento acima de 2,50%.
O dia também foi positivo para o setor financeiro e seguradoras, cujas cotações ainda se beneficiam da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, tirando-a do piso histórico de 2,00% para 2,75%.
Por outro lado, a Vale (VALE3), maior posição do Ibovespa, cerca de 1,80%, em função da forte queda nos contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, com a preocupação por novos cortes de produção no país. A CSN (CSNA3) lidera as quedas, com perda de mais de 3,50%.
Sr. Mercado sobre a renuncia do presidente do BB
Ontem, o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, enviou ao Planalto e à companhia sua carta de renúncia. Para a XP Investimentos, a saída é negativa para o futuro da empresa, mas já está precificada.
Hoje, as ações do banco estatal contrariaram o senso comum e subiram 0,85%.
O analista Marcel Campo argumenta que as ações do BB já caíram mais de 20% neste ano, “o que acreditamos ter sido fortemente afetado por essas especulações e precificando parcialmente o movimento”, salientou a corretora. Há “uma assimetria positiva com o banco negociando a um atraente valor patrimonial e dividend yield para 2021″.
Última cotação do Ibovespa
De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma baixa de 1,47%, a 114.835,43 pontos.
Notícias Relacionadas