O Safra informou nesta sexta-feira (18), que revisou e elevou o preço-alvo para o Ibovespa de 131 mil pontos, para 145 mil pontos esse ano. Já para 2022, o banco espera um preço-alvo de 162 mil pontos para o principal índice de ações do Brasil.
Vale destacar que atualmente o Ibovespa está sendo negociado próximo aos 130 mil pontos. Em seu relatório, o Safra atribuiu a revisão, principalmente, a “dinâmica econômica, que teve uma recuperação mais rápida que o esperado anteriormente. A perspectiva de uma atividade econômica mais forte (hoje projetamos uma alta de 4,8% para o PIB em 2021) e uma inflação mais alta (esperamos 6,0% para o IPCA em 2021) trarão um crescimento nominal maior para o lucro das empresas”.
O Safra ainda observa “esforços do governo” para prosseguir com a agenda de reformas, e que o Banco Central (BC) deve mudar sua política monetária de estimulativa para neutra.
Além disso, o relatório cita que a aceleração da vacinação contra o coronavírus (Covid-19), levou ao crescimento das economias globais, bem como a flexibilização das medidas restritivas. Isso tem elevado os preços de commodities, mais do que era esperado. No entanto, o banco destaca que esse cenário “trouxe grande contribuição para nossa análise de lucro das empresas que compõem o Ibovespa”.
Nesse sentido, para o ano que vem o banco destaca que trabalha com uma perspectiva de expansão de múltiplo para 13,23x, “pois o crescimento de lucro olhando para frente pode ser melhor, dado que em 2023 o lucro deve crescer pouco por conta da normalização de preços de commodities, o que fica evidenciado pela curva de preços futuros”.
Frente a isso, a previsão de lucro para a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3) também foram elevadas para esse ano e o próximo, o que puxou o reajuste da previsão de lucros do Ibovespa.
Além disso, os analistas destacam a retomada do fluxo de investimento estrangeiro na B3 em abril, com a melhora de expectativa de crescimento.
Cotação do Ibovespa
Por volta das 15h30 dessa sexta-feira, o Ibovespa operava em alta de 0,35%, aos 128.563,36 pontos. No ano, o índice acumula uma alta de 8,02%, frente ao fechamento aos 119.017,24 pontos em dezembro do ano passado.