Ibovespa abre em leve alta, com mercado digerindo balanços e dados dos EUA
O Ibovespa abriu o pregão desta quinta-feira (29) em leve alta, observando o bom humor de Nova York e ampliando o salto de ontem. Enquanto a temporada de resultados do primeiro trimestre deste ano, tanto local como externa, continua no radar dos investidores, o front político continua chamando atenção.
Por volta das 10h36, o Ibovespa subia 0,06%, para 120.120 pontos. Na noite da última quarta-feira (28), o presidente norte-americano Joe Biden divulgou seu novo plano de investimentos, agora na ordem de US$ 1,8 trilhão. O democrata quer transferir esses recursos para creches, educação e férias remuneradas. O anúncio foi feito para um público reducido no Capitólio.
Mudando de mão, o mercado estadunidense passou a ver a ideia de Biden com melhores olhos. Ontem, o S&P caiu 0,08%, com receio sobre o aumento de impostos para financiar a proposta, mas a percepção passou a ser de que a economia pode ser estimulada ainda mais com o novo pacote de estímulos.
A economia dos Estados Unidos, inclusive, cresceu 6,4% no primeiro trimestre deste ano. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) ficou levemente acima das expectativas dos economistas de Wall Street, que previam um avanço de 6,1%. Mesmo assim, a atividade do país deve continuar sendo estimulada pelo Federal Reserve (Fed), segundo a declaração de seus integrantes após a reunião dos últimos dois dias.
O mercado norte-americano também é puxado pelos resultados das big techs. Após o fechamento do pregão de ontem, duas das maiores empresa do mercado, Apple e Facebook, reportaram números acima das expectativas do mercado.
“Ao contrário das últimas semanas, hoje os mercados têm dia no azul com a direção muito bem definida. Contribui para isso os resultados corporativos, posição do Fed e dados econômios positivos. Aqui no Brasil tem sido um pouco diferente, mas de uma forma geral a tendência é positiva”, diz o economista Roberto Padovani, do Banco BV.
Por aqui, as atenções são voltadas aos bastidores de Brasília. Informações de que a ala política do governo articula junto aos parlamentares uma recomposição de R$ 2,5 bilhões que foram cortados no Orçamento de 2021 para vitrine eleitoral.
No front corporativo, os balanços de CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), Gol (GOLL4) e Embraer (EMBR3) fazem o preço das ações das empresas nesta quinta. Enquanto as duas primeiras elevaram seus ganhos, as duas últimos tiveram prejuízos entre janeiro e março deste ano.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h43:
- B2W (BTOW3): +5,31%
- CVC (CVCB3): +4,46%
- Marfrig (MRFG3): +2,63%
- Gol (GOLL4): +2,49%
- YDUQS (YDUQ3): +2,18%
- Itaú (ITUB4): +1,13%
- Bradesco (BBDC3): +1,21%
- Multiplan (MULT3): +2,21%
- Santander (SANB11): -2,37%
- Lojas Americanas (LAME4): -4,15%
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: +0,75%
- Londres (FTSE 100): +0,59%
- Frankfurt (DAX 30): -0,45%
- Paris (CAC 40): +0,43%
- Milão (FTSE/MIB): +0,09%
- Hong Kong (Hang Seng): +0,80% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): +0,52% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma alta de 1,39%, a 121.052 pontos.