Ibovespa perde força após PIM fraco e descola de Nova York; Via Varejo (VVAR3) sobe 3%
O Ibovespa perdeu força no início da tarde desta quinta-feira (1) e opera em campo negativo no primeiro pregão de abril. A Bolsa brasileira se descola do bom humor dos mercados nos Estados Unidos e reflete uma maior cautela com os dados da indústria.
Por volta das 13h47, o Ibovespa caía 0,92%, para 115.564 pontos. Nesta manhã, foi divulgado a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção industrial no País recuou 0,7% em fevereiro, encerrando uma sequência de nove altas consecutivas.
O resultado parece que ter frustrado os investidores, uma vez que o resultado de março pode ser contaminado pelo avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em 2021, a indústria tem uma alta de 1,3% e, nos últimos 12 meses, a queda atinge 4,2%.
Os ativos negociados em Bolsa também refletem o ambiente corporativo agitado nesta semana. Os balanços do quarto trimestre do ano passado foram divulgados até a última quarta-feira (31).
A M.Dias Branco (MDIA3) cai 6% após reportar um lucro menor do que o esperado. A companhia apresentou um ganho líquido de R$ 209 milhões auferido entre outubro e novembro do ano passado, uma queda de 21,1% na comparação com igual período de 2019.
O dia também marca um bom desempenho das varejistas. O setor foi movimento nesta quinta após a Amazon informar que entregará suas encomendas no mesmo dia do pedido. A decisão acirra ainda mais o e-commerce, após um avanço robusto do comércio on-line.
Vale lembrar que a Bolsa não abrirá na próxima sexta-feira (2), pois será feriado nacional da Sexta-Feira Santa (Páscoa). Os mercados nos Estados Unidos também ficarão fechados, assim como boa parte da Europa.
O que sobe e o que cai no Ibovespa
- Via Varejo (VVAR3) sobe 3,15%, B2W (BTOW3) avança 2,72% e Magazine Luiza (MGLU3) tem alta de 2,57%, com o acirramento do setor;
- Assaí (ASAI3) avança 2,47%, com a possível entrada no Ibovespa na próxima carteira;
- Braskem (BRKM5) sobe 2,32%, dando seguimento ao bom momento da indústria em março e reversão do prejuízo no quarto trimestre;
- Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) recuam 3,5%, com uma correção pela forte alta da commodity no primeiro trimestre deste ano.
Na última quarta, a Ativa Investimentos retomou sua cobertura do setor de varejo alimentar, e recomenda compra de todos os papéis listados em Bolsa do segmento.
Especificamente sobre o Assaí, a corretora enxerga um potencial de valorização de 50%. “Reconhecemos o forte crescimento que a companhia vem apresentando nas suas operações nos últimos trimestres.”
“Sua recente cisão com o GPA nos faz acreditar que uma estratégia focada somente nas operações de Cash and Carry pode beneficiar o topline e as margens de Assaí”, diz a Ativa. O preço-alvo é de R$ 112,40.
Última cotação
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma baixa de 0,18%, a 116.633,72 pontos.