O Ibovespa abriu em alta na manhã desta sexta-feira (7), e caminha para encerrar a semana em leve alta. O mercado brasileiro continua a reagir aos resultados corporativos do primeiro trimestre, com o término dos balanços dos grandes bancos. Dados econômicos e os bastidores de Brasília também estão no radar.
Por volta das 10h45, o Ibovespa subia 0,71%, para 120.778 pontos. Os investidores também ficam de olho no mercado internacional, com dados econômicos e disparada das commodities. Em abril, os Estados Unidos criaram 266 mil novas vagas de emprego, número bem menor do que o estimado em Wall Street, de 978 mil postos de trabalho. Em março, foram gerados 916 mil empregos.
Com isso, a taxa de desemprego nos Estados Unidos em abril ficou em 6,1%, 0,3 ponto percentual acima do estimado por economistas ouvidos pela Refinitiv, de 5,8%. Antes da chegada da pandemia, os Estados Unidos estavam em pleno emprego, com uma taxa de aproximadamente 3,5%.
Os dados vindos da China, por outro lado, são positivos. O gigante asiático mostra que continua se recuperando e registrou exportações e importações acima do esperado pelo mercado em abril. O segmento de serviços, da mesma forma, cresceu em ritmo mais forte desde dezembro.
A continuidade da tensão geopolítica entre o governo chinês e australiano permanece pressionando os preços do minério de ferro para cima. A cotação da matéria-prima ultrapassa os US$ 210 por tonelada, com um avanço de 6%.
Voltando ao âmbito interno, o cenário em Brasília foi movimentado na última quinta-feira. Com as tensões afloradas em função da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o presidente Jair Bolsonaro chamou de “canalhas” os congressistas da comissão. “Canalha é quem critica a cloroquina e a ivermectina e não apresenta uma alternativa”, comentou.
O mandatário também disse que pode não permitir as eleições presidenciais em 2022 caso não seja implementado o voto impresso. Vale lembrar que Bolsonaro critiou o processo eleitoral nos Estados Unidos em janeiro deste ano, quando Biden foi eleito por votos impressos.
Ele também criticou Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamando-o de “homem da verdade absoluta” e “dono do mundo”. “Ninguém aceita mais este voto que está aí, como vai falar que é preciso, é legal, é justo e não é fraudado?”
No universo corporativo, os destaques ficam por conta do Banco do Brasil, que opera em alta nesta manhã. A companhia teve um lucro líquido de R$ 4,9 bilhões no primeiro trimestre, com um forte avanço na rentabilidade do banco.
“O resultado do Banco do Brasil ficou acima do esperado pelo mercado, o que não parece ainda totalmente precificado”, comenta a corretora Guide. “Os números robustos reforçam a estratégia do management em buscar rentabilidade, mantendo resultados consistentes.”
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h50:
- CCR (CCRO3): +10,82%
- Banco do Brasil (BBAS3): +4,11%
- EcoRodovias (ECOR3): +4%
- B3 (B3SA3): +3,88%
- Azul (AZUL4): +3,44%
- Taesa (TAEE11): -1,23%
- Minerva (BEEF3): -1,38%
- CSN (CSNA3): -1,37%
- PetroRio (PRIO3): -1,62%
- BRF (BRFS3): -1,67%
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: +0,46%
- Londres (FTSE 100): +0,79%
- Frankfurt (DAX 30): +0,86%
- Paris (CAC 40): -0,10%
- Milão (FTSE/MIB): +0,36%
- Hong Kong (Hang Seng): -0,09% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): -0,65% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): +0,09% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 0,30%, a 119.920,61 pontos.