O Ibovespa, que é o principal índice da Bolsa, registrou uma queda de 0,22%, nesta quinta-feira (6), chegando a um total de 88.846,48 pontos.
Durante o dia, o Ibovespa chegou a registrar 88.932,58 pontos na máxima. Entretanto, a mínima foi de 87.025,06 pontos.
Saiba mais: Dólar sobe pela terceira vez seguida e é cotado a R$ 3,875
Cenário interno
- Cessão onerosa do pré-sal: investidores seguem cautelosos em relação ao governo, principalmente com a votação do projeto de lei da cessão onerosa do pré-sal. De acordo com eles, o leilão pode render bilhões aos cofres públicos.
- Reforma da Previdência: depois do presidente eleito, Jair Bolsonaro, indicar o fatiamento da reforma, o mercado ficou apreensivo. Além disso, investidores apontam a reforma como uma das medidas mais importantes para o equilíbrio das contas públicas.
Cenário externo
- Prisão de Diretora da Huawei: a vice-presidente financeira da Huawei e filha do fundador da empresa, Meng Wanzhou, foi presa no Canadá. Entretanto, a diretora da empresa chinesa é acusada de supostas violações de sanções do país e pode ser extraditada para os EUA.
- EUA x China: após a prisão da vice-presidente da Huawei, Meng Wanzhou, as tensões em relação a guerra comercial foram intensificadas.
Saiba mais: Diretora da Huawei é presa no Canadá e gera protestos da China
Bolsas internacionais
- Nasdaq (EUA) – alta de 0,42%;
- FTSE 100 (Reino Unido) – queda de 3,15%;
- Nikkei (Japão) – queda de 1,91%;
- CAC 40 (França) – queda de 3,32%.
Os destaques do Ibovespa, nesta quinta-feira (6), foram as quedas das ações da Petrobras (-3,79%) e da Vale (-0,95%). Em contrapartida, as ações dos bancos Itaú Unibanco (+0,9%) e Bradesco (+1,09%) tiveram alta.