Ibovespa cai 0,72% pressionado por exterior e solução para Orçamento; Pão de Açúcar (PCAR3) dispara
O Ibovespa hoje ampliou as perdas da sessão anterior com uma queda de 0,72% nesta terça-feira (20), fechando a 120.061,99 pontos. A Bolsa brasileira foi pressionada pelo desempenho negativo dos índices acionários americanos e pela repercussão do acordo para o Orçamento de 2021.
No cenário doméstico, os investidores estiveram de olho na solução para o Orçamento deste ano, a qual põe de lado programas emergenciais da meta fiscal do governo e autoriza o bloqueio de gastos discricionários para recompor despesas obrigatórias. Apesar do tão esperado acordo, o Ibovespa não reagiu bem ao texto.
Aliado a isso, as bolsas americanas estenderam as baixas de ontem, em mais um dia de correção depois de baterem máximas no semana passada.
Depois de um salto de mais de 5%, as ações da Petrobras (PETR4) voltaram a cair frente à virada da cotação do petróleo no exterior. Os papéis ordinários e preferenciais da estatal perderam cerca de 2% cada no pregão, pesando sobre o Ibovespa.
O destaque positivo ficou com o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Os ativos do varejista dispararam mais de 8,5% com a crença dos investidores de que os dados operacionais do primeiro trimestre de 2021 poderiam acompanhar os divulgados pelo rival Carrefour (CRFB3).
“Além disso, nos últimos quatro dias a companhia acelerou quedas de quase 10%, e com isso podemos estar vendo uma força compradora – hoje – por parte de investidores que acreditam no papel no longo prazo, aproveitando para comprar nesse momento de desvalorização das ações”, analisou a Ativa Research.
As ações da Marfrig (MRFG3) chegaram na segunda posição do Ibovespa hoje, mais uma alta em um setor o qual tem estado nos holofotes nas últimas semanas.
Destaques corporativos
A Wiz (WIZS3) fechou parceria com o Paraná Banco. As modalidades de crédito do PB Consignado farão parte do Wiz Cred, portfólio de produtos de créditos consignados e pessoal da companhia listada. A captação de negócios se dará via rede credenciada de parceiros da Wiz, com mais de 16 mil pontos de vendas em todo o Brasil.
Já a Vale (VALE3) caiu hoje depois da mineradora divulgar os dados de produção no primeiro trimestre com números abaixo do consenso. Para a XP Investimentos, o operacional da companhia foi impactado negativamente por uma sazonalidade maior do que a esperada.
“Apesar do nível de produção inferior ao esperado no primeiro trimestre, acreditamos que a Vale é capaz de entregar seu guidance de 315-335 milhões de toneladas em 2021, uma vez que atingiu uma capacidade de produção de 327 milhões de toneladas anuais no 1T21″, ressaltou a corretora em relatório.
Última cotação do Ibovespa
Assim como o Ibovespa hoje, o principal índice da Bolsa brasileira encerrou o pregão da última segunda-feira (19) em queda de 0,15% a 120.033,78 pontos.