Nesta semana, o Ibovespa atingiu o maior patamar de fechamento da sua história, além de renovar máximas intradiárias de forma consecutiva. Mas o que motivou esse otimismo? O rali deve continuar? Entenda a seguir, com o Decodificador de Investimentos da Status Invest Assessoria.
O bom humor do Ibov brasileiro em agosto rompeu o cenário negativo do indicador nos sete primeiros meses de 2024. Até o fechamento do pregão do dia 31 de julho, o Ibovespa acumulava uma variação negativa de 4,87% no ano.
Com o rali recente, contudo, o índice Bovespa passou ao campo positivo em 2024, e agora acumula alta na casa de 1,70% neste ano.
Essa disparada nas últimas semanas foi impulsionada por alguns fatores, como a temporada de balanços do segundo trimestre, que acaba de chegar ao fim, e pelo retorno do fluxo estrangeiro à Bolsa brasileira.
Decodificador de Investimentos
Mateus Apud, assessor na Status Invest Assessoria de Investimentos, explica a seguir os principais motivos para a recente alta do Ibovespa, bem como as perspectivas para a continuidade ou não do rali.
Com o fim da temporada de balanços, o setor de bancos e instituições financeiras, que majoritariamente reportou resultados robustos no 2T24, puxou o índice acionário para cima por meio de altas expressivas das ações.
Por outro lado, em meio ao cenário de juros ainda altos e às incertezas inflacionárias, o setor de varejo segue ficando para trás na Bolsa, mesmo após altas pontuais nos últimos dias.
Na segunda-feira (19), as ações do Magazine Luiza (MGLU3) saltaram 10,65%, enquanto a Casas Bahia (BHIA3), fora do índice, disparou 15,61%. No entanto, os ganhos foram acelerados pelo fato de a gestora Squadra ter encerrado a posição vendida nos papéis.
Quer entender sobre todas as tendências que podem impactar a sua carteira? Então clique aqui para entrar em contato com os profissionais da Status Invest Assessoria de Investimentos.
Além dos impactos da temporada de balanços, outro fator que contribuiu para a máxima do Ibovespa é o fluxo de capital estrangeiro.
Em julho, houve uma entrada líquida de R$ 7,35 bilhões na bolsa de valores brasileira por parte do investidor estrangeiro. Em agosto, até o dia 15, o saldo fica positivo em R$ 4,06 bilhões.
Isso ocorre pois os investidores estrangeiros estão em busca de retornos atrativos em um ambiente global marcado por juros baixos.
Além disso, há ainda expectativas de que o Federal Reserve (Fed) reduza os juros dos Estados Unidos em setembro, o que é positivo para a bolsa brasileira.
Esse cenário reforça as projeções para o enfraquecimento do dólar diante do real e, por outro lado, o fortalecimento do Ibovespa no curto e médio prazo.
Entenda como aproveitar as oportunidades
Gostaria de ter aproveitado a disparada do Ibovespa, mas ainda não tem segurança para montar seu portfólio?
Então, o que você acha de ter dicas personalizadas para entender os movimentos do mercado e impulsionar seus investimentos?
Aqui, na Status Assessoria de Investimentos, nossa missão é montar uma carteira que te ajude a ir em busca de todos os seus sonhos e objetivos financeiros.
Gostou da ideia? Então clique aqui para falar conosco e vamos juntos aproveitar as oportunidades que o Ibovespa a Bolsa de valores reservam!