Ampliando o campo negativo desta semana, o Ibovespa volta a cair na tarde desta quarta-feira (18) e retorna ao patamar do início de abril. No ano, o maior índice acionário da Bolsa brasileira já opera no vermelho, com a semana agitada pelo noticiário corporativo, econômico mundial e de tensões no Oriente Médio.
Por volta das 13h, o Ibovespa caía 0,51%, aos 117.299 pontos. Em ritmo diferente dos últimos dias, o dólar tem forte alta, de 1,31%, e sobe para R$ 5,34 na venda. Esse é o maior nível da divisa estadunidense nos últimos três meses.
Os mercados internacionais também são movimentados pela expectativa pela ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) nos Estados Unidos. Os investidores ficam de olho nas perspectivas de corte das compras de ativos por parte do BC norte-americano, hoje na ordem de US$ 120 bilhões mensais.
O que mais movimenta o Ibovespa hoje
- JHSF anuncia recompra de ações;
- Fusão entre Unidas e Localiza na corda bamba;
- Votação da reforma do IR adiada novamente.
JHSF anuncia recompra de 9,15% das ações
A JHSF informou, na noite da última terça, que cancelou o saldo das ações mantidas em tesouraria. Em paralelo, anunciou um novo programa de recompra de ações de sua emissão.
O novo programa tem limite de 28 milhões de ações, que representam aproximadamente 9,15% do total de ações da companhia em circulação no mercado, com vigência até 17 de fevereiro de 2023.
Segundo a Guide Investimentos, o anúncio da empresa tem um impacto marginalmente positivo sobre as ações, já que o programa de recompra e “relevante”, sendo de quase 10% do free float da empresa.
“Vale ressaltar que no segundo trimestre deste ano, a JHSF reportou um forte crescimento em todas as suas linhas, com destaque para a divisão de incorporação, que lançou o Boa Vista Estates, com forte potencial de VGV (Valor Geral de Vendas)”, comenta a corretora.
As ações da empresa chegaram a subir mais de 3% no pregão, mas desaceleraram para uma alta de pouco mais de 1%.
Fusão entre Localiza e Unidas sob questionamento
Segundo o jornal Valor Econômico, a chance de fusão entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) está cada vez mais distante.
O relatório do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que já estaria bastante adiantado, sugere que o negócio não vá para frente, mesmo com o recente otimismo por ambas as partes.
O órgão teria enxergado riscos consideráveis à competitividade nos acordos de exclusividade firmados com as outras empresas do setor.
“A notícia é negativa para Localiza e Unidas e positiva para Movida (MOVI3), que já se havia se manifestado contrária à fusão anteriormente”, lembra a Ativa Investimentos.
“Ainda que fosse consenso de que a fusão exigiria ao menos remédios pesados por parte do Cade, uma vez que a nova empresa deteria 65% do mercado de Rent a Car (RAC), o mercado ainda via a conclusão do negócio como interessante e possível, sendo uma parte disso já refletida nos preços.”
Votação do texto da reforma do IR é, mais uma vez, adiada
A Câmara dos Deputados, ontem à noite, pela segunda vez, o debate e votação sobre o texto da reforma do Imposto de Renda. O tema deve ser discutido na próxima semana, mas ainda não tem uma data definida.
O texto, que faz parte do pacote da reforma tributária, inclui a cobrança de impostos sobre lucros e dividendos distribuídos pelas companhias, corte do Imposto de Renda das empresas e extinção de alguns benefícios fiscais.
Os congressistas alegam que a indefinição sobre o impacto fiscal do texto do deputado Celso Sabino para estados e municípios demanda mais tempo de análise e negociações.
Dos presentes na Câmara, 399 votaram a favor do adiamento da pauta, enquanto 99 se posicionaram contra.
Maiores altas do Ibovespa
Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 12h55:
- Braskem (BRKM5): +5,89%
- Embraer (EMBR3): +4,35%
- CVC (CVCB3): +2,97%
- Locaweb (LWSA3): +2,71%
- Cogna (COGN3): +2,26%
Maiores baixas do Ibovespa
No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:
- Weg (WEGE3): -2,45%
- Assaí (ASAI3): -2,83%
- Usiminas (USIM5): -3%
- Intermédica (GNDI3): -3,03%
- Ultrapar (UGPA3): -3,98%
Bolsas mundiais
Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:
- S&P 500: -0,12%
- DAX 30 (Alemanha): +0,24%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,17%
- Euro Stoxx 50: -0,18%
- SSE Composite (Xangai): +1,1%(fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,59% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma queda de 1,07%, aos 117.903,81 pontos.