O Ibovespa opera em forte queda na tarde desta segunda-feira (4), acompanhando o dia negativo no exterior. O maior índice acionário da Bolsa brasileira acentua as perdas no ano, que chegam a mais de 6%.
Por volta das 13h35, o Ibovespa caía 2,35%, aos 110.230 pontos. O dólar, de forma distinta, dispara 1,59%, sendo negociado na venda na casa de R$ 5,47. O VIX, chamado de índice do medo, sobe 12%.
No exterior, as preocupações dizem respeito à acomodação da recuperação econômica global, enquanto os índices inflacionários mostram força. O medo dos investidores é que o mundo entre em um período de estagflação global, enquanto as cadeias de ofertas e demanda continuam desequilibradas.
A crise imobiliária chinesa, que foi arrefecida na última semana, volta ao radar com a possibilidade de venda de ativos pela incorporadora Evergrande. A visão dos investidores é de que a China poderá “politizar” a solução para o conglomerado.
O que mais movimenta o Ibovespa hoje
- Banco Pan compra Mosaico e entra de vez no marketplace;
- Petróleo avança com manutenção da produção pela Opep;
- Focus prevê maior inflação e PIB no mesmo patamar;
Banco Pan propõe troca de ações pela Mosaico
O Banco Pan, controlado pelo BTG Pactual, comprou a Mosaico (MOSI3), dona dos sites de compras Buscapé, Bondfaro e Zoom. A operação será realizada por meio da troca de ações, com o prêmio para os investidores da Mosaico podendo chegar a 42%.
O banco vai levar tráfego para os sites da Mosaico, ao incorporar o marketplace da empresa em seu app, ao mesmo tempo em que a Moisaco passará a oferecer os produtos do Pan, como créditos e seguros, para os usuários.
“O Pan cria a maior e mais completa plataforma de banking e consumo do Brasil. Esse ecossistema, impulsionado por tecnologia, viabiliza uma proposta de valor única envolvendo a escolha e aquisição dos melhores produtos, com cashback sobre o melhor preço”, diz o comunicado oficial.
“Seja para os mais de 12,4 milhões de clientes do Pan, seja para mais de 22 milhões de usuários mensais das plataformas da Mosaico.”
As ações da Mosaico disparam mais de 16% no pregão de hoje, ao passo que as ações do Banco Pan, recém incluídas no Ibovespa, despencam 9%.
Opep não cede a pressões e não aumenta produção de petróleo
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados mantiveram, nesta segunda, o acordo previamente fechado para a elevação da produção da commodity em 400 mil barris por dia em novembro.
Consumidores pressionavam para que a produção aumentasse, fazendo com que os preços se acomodasse e a crise energética global pudesse ser contornada. Com a decisão o barril do tipo Brent, referência internacional, sobe mais de 2%, superando a cotação de US$ 81.
No acumulado de 2021, o petróleo avança mais de 50%, impulsionado pela interrupção no fornecimento e forte demanda em meio à recuperação global da pandemia.
Com a força da commodity, as ações da Petrobras lideram as altas do Ibovespa, com avanço de 1,81% das ordinárias e 1,71% das preferenciais.
Os papéis da PetroRio (PRIO3) também estão entre as poucas altas do dia, com leve alta de 0,19%.
Focus mantém previsão para economia e aumenta para o IPCA
De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano com alta acumulada de 8,51%. A previsão dos economistas desta semana é 0,06 ponto percentual maior do que a da última semana.
Há um mês, a projeção de alta era de 7,58%. Com isso, a diferença entre as projeções dos economistas para a alta de preços e o centro da meta de inflação para 2021 só aumenta.
“O IPCA de 2021 teve suas expectativas elevadas para 8,51%, ante 8,45% da semana anterior, abaixo da nossa projeção revisada (8,7%). Vale destacar que essa é a 26ª semana consecutiva de alta das projeções”, comentou Étore Sachez, economista-chefe da Ativa Investimentos.
No que se refere à taxa básica de juros da economia (Selic), utilizada como ferramenta de política monetária do Banco Central (BC) para conter a inflação, a estimativa permanece a mesma há duas semanas. De acordo com os especialistas do mercado financeiro, a taxa deve terminar o ano em 8,25%.
Maiores altas do Ibovespa
Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 14h:
- Petrobras ON (PETR3): +1,74%
- Petrobras PN (PETR4): +1,61%
- JBS (JBSS3): +1,18%
- Marfrig (MRFG3): +0,62%
- Minerva (BEEF3): +0,28%
Maiores baixas do Ibovespa
No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:
- Americanas (AMER3): -7,49%
- BTG Pactual (BPAC11): -7,99%
- Banco Pan (BPAN4): -9,42%
- Banco Inter PN (BIDI4): -11,49%
- Banco Inter (BIDI11): -12,31%
Bolsas mundiais
Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:
- S&P 500: -1,73%
- DAX 30 (Alemanha): -0,79%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,23%
- Euro Stoxx 50: -0,96%
- SSE Composite (Xangai): (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -1,13% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma queda de 1,73%, aos 112.899,64 pontos.
Notícias Relacionadas