O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (28) com Petrobras, Brexit, Oi e venda de dólares pelo BC.
Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava queda de -0,42% chegando a 96.865,03 pontos. O mercado está atento à oferta pública de debêntures da Petrobras.
O mercado também está preocupado com a suspensão do Parlamento britânico, devido ao Brexit. Além disso, segue no radar dos investidores a possível venda das operações da Oi em fatias e a injeção de dólares pelo Banco Central.
Petrobras prepara oferta pública de debêntures
A estatal Petrobras, no dia 16 de agosto, informou o mercado sobre o registro da oferta para distribuição pública de títulos de dívidas em até três séries. Os bancos Santander, Itaú BBA, Bradesco e a corretora de valores XP Investimentos estão a procura demanda para que a dívida seja menos pesada para a Petrobras.
Confira: Petrobras dá início ao período de reserva para venda de debêntures
Já na última terça-feira (27), a estatal deu início ao período de reserva para a negociação de R$ 3 bilhões em títulos de dívidas (debêntures). O prazo final da reserva é o dia 9 de setembro.
Os recursos obtidos serão repassados à exploração e desenvolvimento da produção de campos da Petrobras.
Boris Johnson solicita à Rainha que suspenda o Parlamento
O prêmio britânico britânico, Boris Johnson, irá pedir à Rainha Elizabeth II a suspensão do parlamento até o dia 14 de outubro. O movimento inédito pode confirmar o Brexit sem um acordo.
O primeiro-ministro afirmou que não gostaria de aguardar até depois do Brexit “antes de continuar com nossos planos para levar o país adiante” e disse que ainda teria “tempo suficiente” para os parlamentares debaterem a separação da União Europeia, de acordo com a BBC.
Saiba mais: Boris Johnson quer suspender o Parlamento; Brexit sem acordo fica mais próximo
A libra esterlina, moeda britânica, apresentou queda de 0,9% em comparação ao dólar e o euro na última terça-feira (28) após as notícias da suspensão.
Os investidores estão preocupados com a economia do país, que pode perder seus principais parceiros comerciais.
Oi estuda venda de suas operações em fatias
Os acionistas da Oi (OIBR3) vem estudando junto ao Conselho de Administração da tele carioca uma alternativa para os rumos da companhia.
De acordo com fontes do setor, o jornal “O Globo” afirmou que duas alternativas estão em pauta: a venda total da Oi para um novo investidor ou a divisão das operações de forma regional.
Para colocar o plano de venda em prática, entretanto, é necessário que o Conselho de Administração da Oi e os acionista tenham o aval da Justiça para iniciar o processo de mudança no comando da empresa.
Esse plano foi entregue a Justiça no início de junho, já está em análise pelo Ministério Público, porém, sem data estipulada para a conclusão.
Veja: Acionistas estudam vender operações da Oi
Na lista dos interessados, estão as nacionais Vivo, Claro e Tim. A americana AT&T e empresas chinesas de telecomunicação também demonstraram interesse.
Banco Central continua com a venda de dólares
Na última terça-feira (27), o BC concluiu uma inesperada venda de dólares à vista sem swaps reversos. Segundo alguns economistas, a autoridade monetária brasileira decidiu vender spot sem swap reverso porque assim teria mais eficiência em barrar a alta do dólar.
Entretanto, outro ponto de vista é de que o Banco Central não visa o preço em si, mas a venda da reserva, em linha com a sinalização já dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Dessa forma, os investidores ficarão atentos na participação do presidente do banco, Roberto Campos Neto, às 10h, em evento nesta quarta-feira (28).
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, na terça-feira (27), o Ibovespa encerrou em alta de 0,88%, a 97.276,188 pontos.