Ibovespa próximo a estabilidade com disputa comercial e previsão de corte na taxa Selic

O Ibovespa incia a semana, nesta segunda-feira (30), próximo da estabilidade com disputa comercial, taxa Selic, dados da China, e reforma da Previdência no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava uma leve variação negativa de -0,08%, alcançando 104.993,60 pontos. O mercado está atento ao desdobramento das negociações comerciais entre os Estados Unidos e China que começarão em duas semanas.

Além disso, segue no radar dos investidores os dados positivos da China, a reforma da Previdência que volta ao Plenário na próxima terça-feira (1°), e a projeção do Boletim Focus de um novo corte na taxa Selic.

Disputa comercial

O mercado internacional segue cauteloso quanto aos novos capítulos da disputal comercial entre EUA e China.

Em artigo no Global Times, Pequim considerou que as possíveis restrições do governo norte-americano aos investimentos dos EUA na China não serão simples e devem afetar de forma brusca a economia estadunidense.

Entretanto, a secretária assistente de assuntos públicos do Tesouro dos Estados Unidos, Monica Crowley, disse que nota que “o governo não está pensando em impedir as empresas chinesas de listarem ações nas bolsas de valores dos EUA no momento”, segundo a CNBC, canal da TV americana que trata sobre negócios e mercado financeiro.

Boletim Focus prevê novo corte na taxa Selic

Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram as previsões para a inflação em 2019. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,44% para 3,43%.

Saiba Mais: Boletim Focus reduz previsão da taxa Selic a 4,75%

Os analistas indicaram, no Boletim Focus, que a taxa básica de juros (Selic) pode cair para 4,75% em 2019. Atualmente, a taxa básica de juros do Brasil está em 5%. Para 2020, os analistas mantiveram a taxa em 5% ao ano.

Reforma da Previdência

O Plenário do Senado deverá iniciar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência na próxima terça-feira (1°).

Saiba Mais: Plenário deve votar PEC da reforma da Previdência na próxima terça-feira

Antes da análise do Plenário, a proposta da reforma da Previdência terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação estava prevista para última terça-feira (24), no entanto, teve de ser adiada por causa de uma sessão no Congresso Nacional.

Dados econômicos da China

As pesquisas sobre a atividade industrial da China indicaram uma pequena melhora no mês de setembro. No entanto, os analistas acreditam que os ganhos tem curto prazo devido a guerra comercial que permanece com tensões elevadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/c9f230a6-ebook-101-perguntas-fiis-free-mobile.png

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês) subiu a 49,8 em setembro ante a 49,5 em agosto. Acima do esperado por especialistas do mercado chinês.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (30), o Ibovespa encerrou em queda de -0,23% a 105.077,633 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno