Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa encerra em queda de 3,76% e fica abaixo dos 70 mil pontos

Crises e boas empresas quebram imagem de funcionário ping-pong, diz pesquisa

Opinião: coronavírus provocará nova crise econômica, veja os 10 sinais

O Ibovespa encerrou as negociações desta sexta-feira (3) em queda de 3,76%, a 69.537,56 pontos. Com esse resultado o indicador da bolsa brasileira fica abaixo do 70 mil, recuperados durante a última semana.

O Ibovespa foi puxado pela preocupação com o agravamento dos impactos do novo coronavírus (covid-19) no mundo e fechou a semana com perdas acumuladas de 5,3%.

O principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo  (B3) também registrou queda em vista da piora do cenário internacional. O foco dos investidores ficou nos resultados de desemprego nos Estado Unidos que registrou redução de 700 mil postos de trabalho.

Com isso, confira as principais notícias que movimentaram o mercado brasileiro nesta sexta-feira:

Petrobras informa redução da demanda e CEO vê incertezas no setor

O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Roberto Castello Branco, afirmou, nesta sexta-feira (3), que a demanda por gasolina no Brasil já caiu entre 50% e 60%. A afirmação foi feita durante um evento online do Itaú BBA.

Saiba mais: Petrobras informa que demanda por gasolina já caiu entre 50% e 60%

Castello Branco também citou a queda brusca na demanda por querosene de aviação (QAV), que teve uma baixa de mais de 80%. A menor demanda por gasolina e outros combustíveis é um reflexo da crise causada pelo coronavírus.

Segundo o CEO da Petrobras o setor petrolífero está enfrentando um ambiente de incertezas. Para ele, isso faz com que a volatilidade atual do preço do petróleo seja superior à observada durante a crise de 2008.

Saiba mais: Petrobras (PETR4): setor petrolífero enfrenta incertezas, diz CEO

Embora o executivo afirme que a volatilidade dos preços não demonstre que irá se estabilizar neste momento, lembrou que existe a expectativa de um acordo na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Rússia e Estados Unidos quanto à oferta da commodity. Castello Branco diz que “no fim das contas, a racionalidade vai prevalecer”.

Oxford Economics prevê queda de 2,7% do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve encolher 2,7% em 2020 por causa da pandemia de coronavírus. Essa é a previsão realizada pela consultoria britânica Oxford Economics, divulgada nesta sexta-feira (3).

Saiba mais:PIB do Brasil vai cair 2,7% em 2020, prevê Oxford Economics

Segundo Joan Domene, economista da Oxford Economics, a implementação de bloqueios e medidas de isolamento social aumentarão o custo econômico da crise, com uma repercussão negativa sobre o PIB deste ano.

Além do PIB do Brasil, projetado anteriormente em expansão de 0,3%, foram alteradas as previsões do crescimento de toda a América Latina, que deverá sofrer uma redução de 3,4% este ano.

JBS vai contratar 3 mil funcionários

A JBS (JBSS3) anunciou na última quinta-feira (2) a contratação de 3 mil funcionários no Brasil. Segundo a dona da Seara, Friboi e Swift, as admissões não tem relação com a garantia na produção em meio à crise da pandemia do novo coronavírus.

Saiba mais: JBS (JBSS3) vai contratar 3 mil funcionários em todo Brasil

A companhia informou que as vagas serão abertas em todas as regiões do país. Ao todo, a JBS emprega 120 mil funcionários no país. Além do comunicado sobre as contratações, a empresa de alimentos afirmou que os investimentos de R$ 8 bilhões previstos para os próximos cinco anos no Brasil permanece inalterado.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

ALTAS:

QUEDAS:

Última cotação

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 1,81% em 72.253,46 pontos.

Sair da versão mobile