Ibovespa inicia o pregão desta quarta-feira (24) ao contrário de como terminou na última terça-feira (22), em queda.
Por volta das 10h20, o Ibovespa registrou uma queda de O,35% somando 95.588,21 pontos. O mercado segue reagindo cautelosamente sobre a aprovação da reforma da Previdência.
Aprovação da reforma da Previdência
A reforma da Previdência foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no fim da noite da terça-feira. Depois de 9h de discussão, o parecer do relator foi aprovado pelos deputados por 48 votos a 18.
O parlamentares votaram pela admissibilidade da reforma da Previdência. Isso significa que eles analisaram apenas se a proposta estava dentro dos princípios constitucionais. A análise e as mudanças efetivas no conteúdo do texto serão feitas por meio de emendas em uma comissão especial.
Saiba Mais: Aprovação da reforma na CCJ freia alta do dólar e moeda se estabiliza
Na última quarta-feira (17) a votação foi adiada na comissão porque os partidos de centro não apoiaram a proposta como estava. Dessa forma, eles uniram-se à oposição para atrasar a tramitação da reforma. Na terça, os partidos de oposição ficaram sozinhos na tentativa de impedir o andamento da reforma da Previdência.
No parecer do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas, votado na última terça já apresentava as alterações feitas pelo governo. Os pontos foram:
- o fim da multa de 40% que o empregador paga ao funcionário sobre o saldo do Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço (FGTS) quando a demissão é sem justa causa. A proposta sugeria acabar com a obrigatoriedade da multa quando o empregado já fosse aposentado;
- o texto retiraria a definição da aposentadoria compulsória da Constituição federal e passaria ela a uma lei complementar.
- a proposta definia que apenas que varas federais poderiam julgar qualquer ação judicial sobre questões previdenciárias.
- o texto também atribuía permissão apenas ao Executivo federal para realizar qualquer alteração na Previdência Social.
No exterior
O mercado está de olho na retomada de negociações entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Casa Branca, o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o Secretário do Tesouro Americano, Steve Mnuchin, vão a China.
Eles irão se encontra com o vice-primeiro-ministro chinês, Lui He para discutir questões como transferência de tecnologia, propriedade intelectual e reformas estruturais.
Última cotação
Na última sessão, terça-feira (23), o Ibovespa registrou alta de 1,41% , somando 95.923,24.