Ibovespa abre em queda com reajuste da Petrobras no radar

O Ibovespa inicia esta terça-feira em queda. As atenções do mercado estão totalmente voltadas a expectativa de um novo pronunciamento do governo sobre a política de preços dos combustíveis.

Por volta das 10h20, o Ibovespa caiu 0,18% ficando em 92.919,92 pontos. Além do reajuste, a reforma da Previdência também está no radar

Agenda do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro tem uma reunião marcada nesta terça-feira no Palácio do Planalto, às 16h30. Neste encontro a pauta será a política dos preços dos combustíveis para o óleo diesel. Estão confirmados a participar da reunião com o presidente os seguintes nomes:

  • Roberto Castello Branco (CEO da Petrobras);
  • Décio Oddone (diretor-geral da ANP);
  • Paulo Guedes (ministro da Economia);
  • Bento Albuquerque (ministro de Minas e Energia);
  • Tarcísio Freitas (ministro de Infraestrutura);
  • Onyx Lorenzoni (ministro da Casa-Civil).

Além disso, às 11h o governo realizará uma entrevista coletiva para falar sobre medidas adotas às demandas do setor de transporte ferroviário.

Reforma da Previdência

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) teve adiada na última segunda-feira(15) a votação do reforma da Previdência. Foram contabilizados 50 votos a 5 para a inversão de pauta, priorizando a votação do Orçamento Impositivo. A reforma será colocada em pauta somente depois do feriado de Páscoa.

A incerteza se amplia devido a derrota de governistas na CCJ. Esse Orçamento já foi analisado pela Câmara e pelo Senado, entretanto, os senadores fizeram modificações. É necessário agora, uma nova avaliação das mudanças do texto pelos deputados.

A intenção do governo era concluir a primeira fase da reforma durante esta semana para evitar atrasos posteriormente. De acordo com o jornal “Estado de S.Paulo” a articulação de Bolsonaro só vai andar depois que dois líderes deixem seus postos. São eles, o líder do governo, Major Vitor Hugo e o deputado federal, Delegado Waldir.

Saiba Mais: Reforma da Previdência: centrão barra tentativa de governo de acelerar PEC na CCJ

Ademais, os parlamentares reclamaram da falta de sinais do Planalto e que não se sabe ao certo as definições de papeis do Lorenzoni e o de Santos Cruz (ministro da Secretaria de Governo) na articulação.

Segundo o jornal “O Globo” fica claro a fragilidade da articulação, visto que, integrantes do PSL não tiveram exito em aprovar requirimento para adiantar a sessão e evitar obstruções à reforma da Previdência.

Planalto

O governo de Bolsonaro poderá sofrer de ameaças do Supremo Tribunal Federal (STF) de investigar o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acusado de ameaçar de morte a deputada Alê Silva do PSL.

Além disso, outra crise se encontra no Ministério do Meio Ambiente com a exoneração do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard.

Estimativas do PIB

Dados divulgados pelo Banco Central na última segunda-feira (15) apontam queda do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano. A comparação é feita em relação de mesmo período do ano passado. Este resultado não acontece desde o último trimestre de 2016, (-0,06%).

O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) revelou que a economia teve um recuou de 0,73%. Desse modo, esse dado mostra a maior queda desde maio do ano passando, quando houve a greve dos caminhoneiros. Em janeiro, o indicador havia cedido 0,31%.

Saiba Mais: FMI corta estimativa de crescimento do PIB global de 3,5% para 3,3%

Outro destaque econômico é a previsão de que o salário mínimo fique sem aumento real em 2020. É previsto para o próximo ano, de acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias um valor de R$ 1.024.

Expectativa de um novo pronunciamento

O governo tem a intenção de alterar a política de preços da Petrobras. Em reunião na última segunda-feira com Lorenzoni, Castello afirmou que nenhuma decisão foi tomada a respeito de manter ou não o reajuste do diesel.

Um nova metodologia para o cálculo está sendo avaliada. Entretanto, um dos problemas apresentados é que se o preço cair e a Petrobras não for capaz de acompanhar, a empresa perde mercado.

De acordo com o jornal ” O Globo” é esperado que o governo anuncie nesta terça crédito e obras para evitar uma nova greve de caminhoneiros.

No Exterior

As bolsas asiáticas tiveram uma alta, com ganhos expressivos de 2,39%.  A China, segunda maior economia do mundo irá divulgar seu PIB do primeiro trimestre. Os últimos números de exportação publicados na última sexta-feira (12) surpreenderam positivamente o mercado.

Já na Europa as bolsas continuam operando sem definição certeira. Alguns bancos divulgam seus resultados do primeiro trimestre. A taxa de desemprego na Inglaterra permaneceu em 3,9%, mantendo o pior nível desde 1975. O índice econômico da Alemanha aponta melhora na expectativa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/BANNER-NOTICIA-DESK-1.png

Última cotação

Na última segunda-feira, o Ibovespa registrou uma alta de 0,22% ficando com 93.082,97 pontos.

Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno