O Ibovespa abriu em alta na manhã desta quarta-feira (10), à espera da votação dos destaques da PEC Emergencial. A medida, que prevê a liberação de recursos para o auxílio emergencial com contrapartidas, ocorre em meio à escalada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no País.
Por volta das 10h25, o Ibovespa subia 0,31%, para 111.671 pontos. Também segue no radar dos investidores outros assuntos de Brasília. O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da possível suspeição do ex-ministro Sergio Moro foi interrompido na última terça, sem previsão de retorno das discussões.
A votação dos destaques da PEC que toma a atenção dos investidores acontecerá nesta quarta. A Câmara dos Deputados aprovou nesta madrugada, com 341 votos a favor e 121 contra, a medida que deve liberar R$ 44 bilhões para o coronavoucher.
As contrapartidas são importantes, na visão dos investidores, para não intensificar o risco fiscal que tem se desenhado sobre o Brasil. Com isso, a PEC institui mecanismos de ajuste nas despesas, como congelamento de salários de servidores.
No âmbito da saúde pública, o coronavírus deu mais um recado negativo. Pelo 11º dia seguido, o País bateu seu recorde na média móvel de mortes pela doença em 7 dias, com 1.572 óbitos, alta de 39% em comparação com a média de 14 dias antes.
Cerca de 4,13% da população, ou pouco menos de 9 milhões de pessoas, já receberam a primeira dose da vacina. Apenas 1,41%, ou 2,97 milhões, já tomaram a segunda dose. Mais de 1 milhão de pessoas, ou 0,5% da população total, está infectada neste momento.
Ao menos 30 pessoas com o vírus morreram na fila por vagas de UTI no estado de São Paulo neste mês, segundo um levantamento do G1. Especialistas têm frisado que a recuperação econômica depende diretamente do avanço no combate à doença.
No front exterior, o mercado aguarda informações sobre a inflação nos Estados Unidos. O tema tem levantado preocupações, dada a alta do rendimento das Treasuries. A provável aprovação do novo pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão na Câmara dos Representantes deve acentuar esse ponto de atenção.
“Com os juros em leve alta nesta manhã, junto à divulgação de inflação, os mercados dos Estados Unidos operam com certa cautela. Por outro lado, o mercado interno sugere um dia mais leve com a aprovação da PEC. Europa também segue no azul. Aparentemente, o dia deve ser de busca por risco”, diz Roberto Padovani, economista do Banco BC.
Voltando ao cenário doméstico, o jornal Valor Econômico informou que a Agrogalaxy suspendeu seu processo de IPO por conta das condições do mercado.
Especialistas consultados pelo SUNO Notícias já haviam apontado que, embora diversas ofertas estejam na fila da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), algumas poderiam não sair do papel por conta da piora no cenário.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h30:
- BR Distribuidora (BRDT3): +4,30%
- Braskem (BRKM5): +4%
- Raia Drogasil (RADL3): +2,87%
- Assaí (ASAI3): +2,40%
- Via Varejo (VVAR3): +2%
- Bradespar (BRAP4): -0,91%
- PetroRio (PRIO3): -0,93%
- Minerva (BEEF3): -1,08%
- Vale (VALE3): -1,16%
- Weg (WEGE3): -1,29%
Mercados globais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: -0,05%
- Londres (FTSE 100): -0,21%
- Frankfurt (DAX 30): +0,43%
- Paris (CAC 40): +0,66%
- Milão (FTSE/MIB): +0,28%
- Hong Kong (Hang Seng): +0,47%
- Xangai (SSE Composite): -0,04%
- Tóquio (Nikkei 225): +0,03%
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma alta de 0,65%, a 111.330,62 pontos.