O Ibovespa abre nesta quinta-feira (24) em alta entre perdas e ganhos monitorando o cenário externo e interno.
Por volta das 10h30, o Ibovespa variava positivamente 0,12% alcançando 107.669,05 pontos. O mercado está atento a divulgação das empresas mais valiosas da Bolsa de Valores de São Paulo, Petrobras e Vale,
Além disso, o Banco Central Europeu decidiu manter inalterada a política monetária. Segue no radar dos investidores a tramitação da reforma da Previdência no setor militar.
Petrobras e Vale
A Petrobras e a Vale devem divulgar seus resultados do terceiro trimestre de 2019 nesta quinta.
A expectativa em torno dos resultados da Petrobras é de que o lucro da empresa apresente um crescimento de 63,4%, por conta do aumento de produção da empresa em petróleo e gás. O desempenho no pré-sal, fruto dessa melhora na produção, deve tem grande influencia sobre o resultado da petroleira. O resultado será divulgado após o fechamento do mercado.
Confira Também: Agenda do Dia: BR Distribuidora; BMG; Caixa; Petrobras; Minerva
A Vale também irá apresentar seu resultado após o fechamento do mercado. Os maiores volumes de vendas de minério de ferro devem impulsionar o resultado da Vale. De acordo com a projeção de 11 bancos, a receita da Vale deve ficar em torno de US$ 10,3 bilhões no trimestre entre julho e setembro.
Além disso, nesta quinta, após o fechamento do pregão, serão divulgados os resultados:
- Fleury (FLRY3)
- Grandene (GRND3)
- Lojas Renner (LREN3).
Banco Central Europeu
No contexto macroeconômico, o BCE decidiu nesta quinta manter inalterada a política monetária.
Desse modo, a taxa de depósito, sua principal ferramenta de taxa de juros, segue na mínima recorde de -0,50%. A taxa principal de refinanciamento, determina o custo do crédito da economia, continua a 0%. Por sua vez, a taxa de empréstimo de emergência para bancos ficou em 0,25%.
Reforma da Previdência militar
Com a reforma da Previdência finalizada no Congresso, faltando apenas a promulgação, os investidores estão atentos às novas regras das aposentadorias dos militares.
Além disso, segue no radar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Senado Federal sobre os estados e municípios participarem das reformas.Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, disse que a PEC Paralela da Previdência deverá ser votada no dia 6 de novembro.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, quarta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 0,15% e alcançou 107.543,59 pontos.