O Ibovespa abre em queda nesta sexta-feira (15) com os índices econômicos do Brasil e do exterior.
Por volta das 10h30, o Ibovespa variava negativamente a 0,25%, a 78.812,51 pontos. O mercado está atento a prévia do PIB brasileiro que apresentou queda de 5,9% em março.
Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.
Além disso, segue no radar do investidor as vendas do varejo dos EUA que caíram 16,4% em abril e a produção industrial da China que cresceu 3,9% no mês passado.
Prévia do PIB
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 5,9% em março. A informação foi divulgada pelo BC nesta sexta-feira.
Na relação anual, o IBC-Br recuou 1,52%, enquanto especialistas previam uma queda de 2,4% nesta mesma base comparativa. Em fevereiro, o indicador havia subido 0,35% na comparação mensal, enquanto na relação anual a alta era de 0,6%.
A economia brasileira demonstra seus primeiros impactos sofridos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a nova doença uma pandemia, em 11 de março, estados e municípios passaram a implementar medidas de distanciamento social, com o intuito de mitigar a disseminação do vírus.
O IBC-Br foi criado pela instituição monetária central para apresentar, mensalmente, a tendência de evolução da economia. O PIB, trimestral, tem próxima divulgação prevista para o dia 29 de maio. O indicador cresceu 0,5% no último trimestre de 2019 ante os três meses anteriores. No último ano, a alta foi de 1,1% em relação a 2018.
Vendas no varejo EUA
As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram 16,4% em abril, o maior declínio desde que o governo iniciou a série em 1992. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Comércio norte-americano.
Os economistas consultados pela Reuters esperavam queda de 12% das vendas das varejistas no mês passado. Os dados de março foram revisados para queda de 8,3%, ao invés de recuo de 8,7%, informado anteriormente.
Produção industrial da China
A produção industrial da China cresceu 3,9% em abril, em comparação com o mesmo período em 2019. A expectativa dos especialistas era alta de 1,5%.
“No geral, esse conjunto de dados mostra apenas pequenas e graduais melhoras na atividade econômica, o que pode afetar os mercados já que a China é considerada a primeira economia a sair do covid-19”, disse a economista chefe do ING (instituição financeira), Iris Pang.
Maiores altas e baixas do Ibovespa
Última cotação
Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 1,9%, a 79.010,82 pontos.
Notícias Relacionadas