O Ibovespa, após atingir sua máxima histórica, abre esta terça-feira (22) com uma nova alta. O mercado está atento à votação da reforma da Previdência, discussões sobre o Brexit e inflação do IPCA-15.
Por volta das 10h20 desta terça, o Ibovespa apresentava uma variação positiva de 0,24% alcançando 106.279,96 pontos. Os investidores estão de olho na votação do segundo turno da reforma previdenciária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O principal índice brasileiro também reage à menor possibilidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. Além disso, a menor taxa do IPCA-15 para o mês de outubro em 21 anos também chama atenção.
Reforma da Previdência
O Senado Federal votará nesta terça-feira (22) a proposta de emenda à Constituição (PEC) em segundo turno da reforma da Previdência. O texto de votação prevê uma economia de um pouco mais de R$ 800 bilhões no período de dez anos.
A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno no dia 1° de outubro. A votação foi concluída com 56 votos favoráveis e 19 contrários. Para ser aprovado, o texto precisa de 49 votos a favor.
A proposta ainda será discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão analisará o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB) sobre as 11 emendas apresentadas durante as discussões do segundo turno.
Entre as propostas de alteração, três foram rejeitadas. Sendo elas sobre a aposentadoria especial, a pensão por morte e a idade mínima das mulheres. As outras três propostas, que foram retiradas, eram sobre a aposentadoria de anistiados, alterações no cálculo de benefícios e nas regras de transição.
Brexit
Inicia-se, nesta terça, o debate de três dias na Câmara dos Comuns acerca de um projeto que estabelece as bases para um acordo de retirada do Reino Unido da UE. A consultoria Eurasia crê que o premiê britânico, Boris Johnson, conseguirá uma “pequena maioria” para conseguir aprovar os termos, principalmente sobre a aprovação de emendas alfandegárias.
Saiba mais: Como as manifestações em Hong Kong impactaram a economia global
Por mais que as discussões não sejam finalizadas durante essa semana, a possibilidade de um Brexit sem acordo é minimizada, o que mantém estável os mercados internacionais, sobretudo os europeus.
IPCA-15
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,09% em outubro. Trata-se do mesmo percentual registrado em setembro e o menor resultado para o mês de outubro desde 1998.
Confira: Balança comercial registra déficit de US$ 218 mi na 3ª semana de outubro
O resultado do IPCA-15 foi divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com essa variação positiva, o indicador acumula alta de 2,69% e, em 12 meses, de 2,72%, abaixo dos 3,22% registados nos 12 meses anteriores. Em outubro de 2018, a taxa foi de 0,58%.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, segunda-feira (21), o Ibovespa encerrou o pregão com uma alta de 1,23%, chegando a 106.022,28 pontos.