Atormentado pelas projeções cada vez piores para a economia brasileira e pelos riscos crescentes da situação fiscal do País, o Ibovespa terminou o pregão desta quarta-feira (17) em queda de 1,39%, cotado a 102.948,45 pontos, o nível baixo atingido pelo índice acionário em 2021.
O mercado não recebeu bem a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro utilizar a PEC dos Precatórios, que ainda corre no Senado, como instrumento para aumentar salários de servidores públicos. A incerteza de que a manobra seja usada para abrir mais espaço para gastos a meses das eleições gerais afastou investidores e derrubou o Ibovespa. A resposta: migração para dólar e juros.
De acordo com João Beck, economista e sócio da BRA, escritório credenciado da XP Investimentos, os ativos do Brasil operaram sob pressão em um ambiente de menor liquidez global e com enormes dúvidas em relação à sustentabilidade do crescimento e da dívida pública em um ambiente de desaceleração do crescimento econômico.
Pesquisa mensal do Bank of America (BOAC34) mostrou que menos de um terço dos gestores preveem a cotação do Ibovespa acima de 120 mil pontos em 2022. O principal ponto de inflexão é justamente o risco fiscal.
Os índices americanas teimaram em não prestar ajuda alguma ao par brasileiro. Por lá, o S&P 500 encerrou em baixa de 0,26%, a 4.688,67 pontos, com o mercado reagindo ao discurso de James Bullard, em que o presidente do Federal Reserve em St. Louis sinalizou a possibilidade de um processo mais rápido de redução do quantative easing (QE) e uma eventual antecipação da alta de juros.
Inter (BIDI4) recua 7% e fica entre as piores quedas
A unit e a ação preferencial do Inter (BIDI4) finalizaram entre as maiores quedas do Ibovespa hoje, com os investidores repercutindo os resultados abaixo das expectativas no terceiro trimestre de 2021 e a abertura da curva de juros.
Paralelamente, a Eletrobras (ELET3) foi destaque negativo, caindo 6,25% após apresentar resultados pressionados por provisões de R$ 9,4 bilhões.
Do outro lado, Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) marcaram presença entre as maiores altas do Ibovespa. Segundo a Ativa Investimentos, os bancos tiveram alta expressiva do lucro no terceiro trimestre na comparação anual e estão em um setor beneficiado pela alta da inflação e crescente demanda de crédito.
Cotação do Ibovespa na terça (16)
Assim como o Ibovespa hoje, o índice acionário registrou queda na última terça-feira (16), de 1,82%, indo a 104.403,66 pontos.
Notícias Relacionadas