As ações do setor bancário se destacam e puxam a alta do Ibovespa, o principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo (B3) nesta segunda-feira (6).
Próximo das 12h00 (de Brasília), as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4) sobem 8,37%, a R$ 22,39 e 10,41%, cotadas a R$ 21,21, respectivamente. O Ibovespa tinha alta de 7,39%, aos 74.674 pontos.
O mercado acionário brasileiro acompanha o bom humor internacional, com medidas de combate a crise do coronavírus (covid-19) sendo bem recebidas pelos agentes.
“O último fim de semana trouxe uma trégua nas notícias negativas e começamos a enxergar (ainda que bem tímida) uma luz no fim do túnel. Itália e Espanha, dois países cuja taxa de mortalidade do coronavírus tem se mostrado elevada, mostraram o menor número de óbitos das últimas duas semana”, disse Matheus Soares, analista da Rico Investimentos.
“O presidente Donald Trump disse que já vê sinais de que a pandemia está começando a se estabilizar e muitos especialistas já começam a acreditar em uma reabertura da economia americana até o final de abril ou início de maio”, completou o analista.
Além disso, no Brasil, as medidas anunciadas por órgãos estatais também ajudam o índice a ficar positivo neste início de semana.
Bancos sobem no Ibovespa após decisão do CMN
Os agentes do mercado viram como positivo a medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) que comunicou, nesta segunda que a distribuição de dividendos e o aumento da remuneração de administradores das instituições financeiras, e das demais instituições autorizadas a operar pelo Banco Central, estão vedadas temporariamente.
Veja também: XP muda três ações em carteira semanal recomendada
A medida é mais uma da linha adotada pelo BC para diminuir os impactos do coronavírus (Covid-19) na economia.
O BC informou que o objetivo principal com a medida é “evitar o consumo de recursos importantes para a manutenção do crédito e para a eventual absorção de perdas futuras”.
Dessa forma, há a esperança que os bancos reinvistam o capital nos próprios negócios, o que impulsiona o Ibovespa.