O Ibovespa opera em alta de 1,79% nesta segunda-feira (18), aos 98.248 pontos, por volta das 12h13. O mercado de ações brasileiro está em linha com as bolsas internacionais, já que a maioria delas delas avança na Europa e nos EUA. O S&P 500 sobe 0,60%, enquanto Nasdaq avança +1,07%.
A cotação do Ibovespa é impulsionada pela alta nas ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3), que sobem, respectivamente, 1,86% e 2,11%, em meio a valorização dos contratos futuros de petróleo e do minério de ferro.
Um dos principais destaques da sessão é o Magazine Luiza (MGLU3), que sobe 7,19%. A Via (VIIA3) tem alta de 5%, enquanto a PetroRio (PRIO3) tem uma valorização de 5,41%.
Entre os destaques negativos, a EzTec (EZTC3) cai 4,69%, após anunciar queda nas vendas e lançamentos no 2º trimestre. Além disso, a Fleury (FLRY3) recua 1,35%, enquanto a Marfrig (MRFG3) cai 1,14%.
Notícias que movimentam o Ibovespa hoje
- Vale sobe com conclusão de venda de ativos e alta nos contratos do minério de ferro
- Petróleo sobe e traz alta nas ações de petroleiras
- Itaú (ITUB4) aumenta participação no Itaú CorpBanca para 65,6%, com término do acordo de acionistas
Vale sobe com conclusão de venda de ativos e alta nos contratos do minério de ferro
A Vale é um dos principais destaques de alta hoje na movimentação do Ibovespa. A empresa informou a conclusão da venda de seus ativos do Sistema Centro Oeste para a J&F Mineração Ltda, uma empresa controlada pela J&F Investimentos S/A. O valor recebido na operação é de US$ 150 milhões.
A transação realizada pela Vale reforça uma estratégia da empresa de simplificar seu portfólio, cujo foco principal está em negócios e oportunidades de crescimento, e estejam pautados por uma alocação de capital disciplinada.
Além disso, os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura tiveram uma recuperação e ficaram acima de US$ 100 na manhã de hoje (18), o que também favoreceu a alta nas ações da Vale.
Isso ocorre em meio à tentativa da China de amenizar os temores sobre dificuldades financeiras do setor imobiliário, embora as preocupações com a Covid-19 seguraram maiores altas da commoditity.
O contrato do mês de agosto do minério de ferro na Bolsa de Cingapura subiu 2,36%, enquanto na Dalian Commodity Exchange da China o contrato de setembro teve alta de 2,2%.
Petróleo sobe e ações de petroleiras avançam
A alta no preço do petróleo impacta de forma positiva no valor do Ibovespa, trazendo alta às ações de petroleiras, como PetroRio, Petrobras e 3R Petroleum.
As petroleiras avançam na sessão de hoje (18) com o aumento de preço da commodity, com o contrato futuro do petróleo Brent para setembro subindo 4,27% e o do WTI tendo alta de 4,39%, por volta das 10h27.
A alta na cotação do petróleo ocorre mesmo em meio as preocupações com demanda, associado a um temor de recessão global. Os investidores aguardam a reunião do cartel da Opep+ que vai acontecer no próximo dia 3 de agosto, que trará informações adicionais sobre as cotas de produção.
Itaú aumenta participação no Itaú CorpBanca para 65,6%, com término do acordo de acionistas
Um dos assuntos que mexem com o Ibovespa hoje é a informação divulgada pelo Itaú Unibanco de que recebeu ações do Itaú CorpBanca de suas afiliadas.
Esse recebimento ocorre no âmbito da reestruturação de dívida das empresas do grupo Corp Group, conforme aprovação durante o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.
Por conta disso, o Itaú Unibanco aumentou sua participação de 55,96% para 65,62% do capital social total e votante do Itaú CorpBanca.
Além disso, o acordo de acionistas do Itaú CorpBanca foi encerrado. Vale destacar que esse acordo havia sido celebrado no dia 1 de abril de 2016 entre empresas do grupo Corp Group, Itaú Unibanco e suas afiliadas.
Apesar disso, a companhia complementa que “não se espera que essa operação acarrete efeitos relevantes nos resultados do Itaú Unibanco neste exercício social”.
Maiores altas do Ibovespa
Por volta das 10h34, as 5 maiores altas do Ibovespa eram:
- MGLU3: +9,35%
- VIIA3: +6,67%
- PRIO3: +6,47%
- IRBR3: +6,13%
- CVCB3: +5,07%
Maiores baixas do Ibovespa
Por volta das 10h34, as maiores baixas do Ibovespa eram:
- EZTC3: -1,25%
- FLRY3: -0,98%
- MRFG3: -0,97%
- BEEF3: -0,52%
- JBSS3: -0,37%
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (15) em alta de 0,45%, aos 96.551 pontos.
Notícias Relacionadas