Ibovespa fecha em alta com NY; Petrobras (PETR4) e Casas Bahia (BHIA3) avançam mais de 3% e Vale (VALE3) recua
O Ibovespa terminou o pregão desta quinta-feira (15) em alta de 0,62%, aos 127.804,13 pontos. A máxima do dia foi de 127.823,63 pontos, enquanto a mínima registrada foi de 126.932,47 pontos. O volume financeiro do dia somou R$ 25,7 bilhões.
O Ibovespa hoje encerrou em linha com o viés positivo das principais bolsas de Nova York:
- Dow Jones: +0,91%, aos 38.773,12 pontos
- S&P 500: +0,58%, aos 5.029,73 pontos
- Nasdaq: +0,30%, aos 15.906,17 pontos
Usiminas (USIM) liderou as altas do Ibovespa hoje com +5,56%. Já as ações de Petrobras (PETR4) impulsionaram o avanço do índice, com os papéis preferenciais fechando em alta de 3,20%, e as ações ordinárias, de 2,84%.
Por outro lado, as ações da Vale (VALE3) caíram 0,32%. O principal recuo do dia ficou com a Locaweb (LWSA3), -3,30%, enquanto Natura (NTCO3) recuou 2,52%.
Maiores altas do Ibovespa
- Usiminas (USIM5): +5,56%
- Prio (PRIO3): +4,75%
- PetroRecôncavo (RECV3): +3,82%
- Hypera (HYPE3): +3,40%
- Petrobras PN (PETR4): +3,20%
Maiores queda do Ibovespa
- Locaweb (LWSA3): -3,30%
- Natura (NTCO3): -2,52%
- Carrefour (CRFB3): -2,51%
- Cyrela (CYRE3): -2,13%
- Iguatemi (IGTI11): -2,03%
- Maiores Altas
- Maiores Baixas
O que movimentou o Ibovespa hoje?
Segundo Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, a alta do Ibovespa hoje acompanhou o bom momento das commodities. Embora as ações da Vale (VALE3) tenham apresentado queda, outras empresas relacionadas a commodities impactaram positivamente o índice, como a Petrobras (PETR4).
Prio (PRIO) também avançou no dia de hoje, em meio a valorização da cotação do petróleo no exterior. Parte das ações de empresas “metálicas” também subiram, auxiliando na valorização do Ibovespa.
Outro assunto que repercutiu entre os investidores foram os indicadores americanos, que ficaram abaixo das expectativas, trazendo alívio nas treasuries e provocando um clima de “risk-on” nos mercados emergentes, o que sugere que um corte de juros nos Estados Unidos pode estar próximo.
Dentre as maiores altas do Ibovespa hoje estão as ações da Usiminas (USIM5), cujo desempenho positivo refletiu a elevação do preço-alvo do banco Citi, embora tenha mantido a recomendação neutra para os papéis. A maior demanda por aço no Brasil também foi um fator positivo, conforme destacou o especialista.
As ações de Casas Bahia (BHIA3) também avançaram, diante do alívio da curva de juros brasileira, e com um “menor estresse” nos Estados Unidos, mais especificamente nas treasuries. Isso fez com que as ações do setor de varejo reagissem positivamente, principalmente BHIA3.
“Acredito que boa parte do movimento é de cobertura de posições shorts, é um papel que dentre as empresas de varejo é uma das maiores posições shorts de diversos gestores, e com o alívio da curva de juros, esses papéis são bem sensíveis a qualquer mudança no juros, portanto acredito que parte desses gestores estão reduzindo suas posições short no momento”, diz Fernandes.
As ações da Sabesp (SBSP3) também avançaram no dia de hoje (15), com o movimento do governo em iniciar uma consulta pública sobre a privatização da empresa, com a apresentação de uma proposta para o modelo. A proposta trouxe aumento no prazo de concessão para o ano de 2060, assim como um novo modelo de reajuste de tarifas, o que acabou agradando o mercado, já que seria mais uma etapa rumo a conclusão dessa privatização.
Na ponta negativa do Ibovespa hoje estiveram as ações da Locaweb (LWSA3), por exemplo, que passaram por uma correção técnica, já que desde semana passada subiram mais de 14% quando comparado a cotação mínima.
Entre as quedas também estiveram as ações da Eneva (ENEV3). A declaração de comercialidade de uma descoberta de 3 bacias para exploração no Amazonas não foi suficiente para evitar a queda dos papéis, diante da divulgação do relatório de certificação de reservas da companhia que, por sua vez, mostrou números negativos quando comparados aos de 2022.
“Os juros aqui seguem em queda, refletindo os dados da economia americana divulgados hoje, e seguindo o mesmo alívio nas treasuries, com a percepção dos investidores que o dado do CPI divulgado na segunda-feira nos EUA foi um dado isolado, conforme declarações da secretária do Tesouro, Janet Yellen. Com isso, os investidores acreditam que a tendência de queda na inflação americana se mantenha. Além disso, fica a esperança de que o PCE (que será divulgado dia 29) pode trazer um dado menos surpreendente em relação à inflação americana”, concluiu Fernandes.
Último fechamento do Ibovespa
O Ibovespa terminou o pregão de ontem (14) em queda de 0,79%, aos 127.018,29 pontos.