O Ibovespa opera em alta de 1,51%, aos 112.173 pontos, por volta das 11h. O mercado brasileiro segue em contrariedade às bolsas europeias, que estão majoritariamente em queda, mas está em linha com as norte-americanas, com o S&P 500 subindo 0,20% e Nasdaq variando +0,40.
A cotação do Ibovespa é impulsionada pela alta de 3,67% das ações da Vale (VALE3), em meio ao avanço do preço do minério de ferro. Enquanto isso, a Petrobras (PETR4) sobe 2,81%, com a valorização dos contratos futuros de petróleo Brent e WTI.
Entre os principais destaques de alta do Ibovespa hoje está a Magazine Luiza (MGLU3), com uma variação de +6,55%. Além disso, a Méliuz (CASH3) sobe 5,93%, enquanto a Usiminas (USIM5) tem uma valorização de 5,76%.
Com a movimentação positiva do minério de ferro e do petróleo, as ações da CSN (CSNA3) e PetroRio (PRIO3) também avançam, com altas de, respectivamente, 4,85% e 4,18%.
Entre as quedas, alguns dos destaques são a JHSF (JHSF3), com uma baixa de 1,55%, Positivo (POSI3), que cai 1,41%, e JBS (JBSS3), que recua 1,07%.
Notícias que movimentam o Ibovespa hoje
- Petrobras é intimada em ação contrária a nomeação de Caio Paes de Andrade para CEO
- Minério de ferro sobe com perspectiva de aumento de demanda
- Petróleo sobe com possibilidade de corte na produção pela Opep+
Petrobras é intimada em ação contrária a nomeação de Caio Paes de Andrade para CEO
Um dos destaques do Ibovespa hoje (23) é a Petrobras. A empresa foi intimada no dia 11 de agosto para apresentar defesa prévia ao pedido de liminar de uma ação movida pelo senador Jean-Paul Prates (PT) e também pelo presidente da Anapetro, Mario Alberto Dal Zot.
A intimação da Petrobras corre no juízo da 11ª Vara Federal do Rio, em que é solicitado a anulação da nomeação de Caio Paes de Andrade para o cargo de diretor presidente da companhia.
Andrade é o nome indicado pelo governo de Jair Bolsonaro para o cargo na estatal. A indicação foi aprovada no dia 27 de junho para que ele pudesse ser o CEO da Petrobras.
Durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na última sexta-feira (19), os acionistas confirmaram a escolha de Caio Paes de Andrade, assim como de outros dois nomes indicados pelo governo, que antes tinham sido considerados inelegíveis pelos comitês de Elegibilidade (Celeg) e de Pessoas (Cope) da Petrobras.
Os nomes inelegíveis eram de Ricardo Soriano e Jônathas Nery de Castro, que cujas nomeações poderiam implicar em um possível conflito de interesses.
Minério de ferro sobe com perspectiva de aumento de demanda
Outro fator que pode impactar na movimentação do Ibovespa é a variação na cotação do minério de ferro. Os futuros da commodity na bolsa de Dalian e Cingapura tiveram alta nesta terça-feira (23).
A valorização dos contratos futuros do minério de ferro ocorre em meio a perspectiva de aumento da demanda antes da alta temporada para construção. Além disso, ocorreu o último corte na taxa de empréstimo na China, o que deixou o sentimento do mercado mais otimista para a commodity.
O contrato futuro de minério de ferro para setembro mais negociado na Dalian Commodity Exchange chinesa terminou suas negociações com uma alta de 2,5%, cotado a 705 iuanes a tonelada, que corresponde a aproximadamente 102,71 dólares na cotação atual.
Além disso, o contrato futuro do minério de ferro na Bolsa de Cingapura para setembro subiu 1,6%, cotado a 103,35 dólares a tonelada.
Petróleo sobe com possibilidade de corte na produção pela Opep+
Outro assunto relevante ao Ibovespa hoje (23) é a cotação do petróleo. Os contratos futuros da commodity também apresentam alta, por volta das 10h48, com a possibilidade de corte na produção pela Organização dos Países Produtores de Petróleo e aliados (Opep+).
A perspectiva de redução na produção ocorre depois dos comentários de autoridades árabes, que afirmaram que as projeções dos mercados futuros de petróleo não estão alinhadas com o seu mercado real.
Os contratos futuros do petróleo Brent para outubro têm alta de 2,48%, a US$ 98,87, enquanto os contratos do petróleo WTI para o mesmo mês têm uma valorização de 3,00%, cotados a US$ 93,07.
Maiores altas do Ibovespa
Por volta das 10h50, as 5 maiores altas do Ibovespa eram:
- MGLU3: +6,55%
- CASH3: +5,93%
- USIM5: +5,76%
- CSNA3: +4,85%
- PRIO3: +4,18%
Maiores baixas do Ibovespa
Por volta das 10h50, as maiores baixas do Ibovespa eram:
- JHSF3: -1,55%
- POSI3: -1,41%
- CCRO3: -1,48%
- IGTI11: -1,25%
- JBSS3: -1,07%
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa terminou a sessão desta segunda-feira (22) em queda de 0,89%, aos 110.500 pontos.