Ibovespa segue exterior e opera no positivo, com CVC (CVCB3) e Gol (GOLL4) entre as altas
O Ibovespa tem alta de 1,02% nesta quarta-feira (15), por volta das 12h40, em meio ao alívio nas quedas contínuas do mercado. O índice do mercado de ações brasileiro engata sua primeira recuperação após 8 quedas diárias consecutivas. O mercado aguarda as decisões do Federal Reserve (Fed) e do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central sobre as taxas de juros.
A cotação do ibovespa está em linha com o mercado externo: bolsas europeias e dos Estados Unidos operam no positivo na sessão de hoje. O S&P 500 sobe 0,96%, enquanto a Nasdaq segue com valorização de 1,47%.
Entre todas as ações do índice Bovespa, apenas 10 estão em resultado negativo: Weg (WEGE3) tem queda de 1,36%, seguida pela CSN Mineração (CMIN3), com uma baixa de 1,04%.
As ações da Petrobras (PETR4) também estão entre as maiores quedas, em meio ao recuo no preço do barril de petróleo. Os papéis PN tem baixa de 0,88%, enquanto as ações ON tem desvalorização de 0,61%.
Na ponta positiva, lideram as altas as ações da Natura (NTCO3), com valorização de 7,65%, após a troca no comando em sua presidência executiva. Além disso, as companhias aéreas CVC (CVCB3) e Gol (GOLL4) também estão entre os 5 maiores ganhos do dia, com avanços de 7,70% e 5,45%, respectivamente, impactando na movimentação do Ibovespa.
Notícias que movimentam o Ibovespa hoje
- Petrobras (PETR4) e Raízen (RAIZ4) fecham assinam acordo para avaliação de negócios com biometano
- Roberto Marques deixa o cargo de presidente-executivo da Natura (NTCO3)
- B3 (B3SA3) tem alta de 38,7% na base de investidores em 12 meses
Petrobras (PETR4) e Raízen (RAIZ4) fecham assinam acordo para avaliação de negócios com biometano
Uma empresa que mexe com o Ibovespa hoje é a Petrobras (PETR4). A petroleira e a Raízen (RAIZ4) assinaram nesta terça-feira (14), um novo acordo para realizar uma avaliação sobre eventuais negócios com biometano, podendo ocorrer a compra, venda e produção do mesmo.
O biometano é um combustível 100% renovável, cuja produção por parte da Raízen acontece com cana-de-açúcar, em que se gera a vinhaça e a torta de filtro, a partir de operação agroindustrial.
Além disso, o acordo entre Petrobras (PETR4) e Raízen (RAIZ4) tem como objetivo realizar estudos para desenvolver soluções no segmento de logística, na busca por otimizar a entrega desse biometano. Além disso, essas análises têm o intuito de viabilizar o uso do combustível nas refinarias da Petrobras.
Assim, como acontece com o gás natural, diesel R5 e o BioQAV, é importante lembrar que o biometano compõe uma lista de combustíveis sustentáveis.
Além disso, a Petrobras (PETR4) também disse que continua com seu compromisso de utilizar a prática de preços competitivos, e que estejam em equilíbrio com o mercado. Simultaneamente, ela está evitando o repasse imediato das variações de preço causadas por fatores externos e do preço do dólar.
Roberto Marques deixa o cargo de presidente-executivo da Natura (NTCO3)
Além da Petrobras (PETR4), um dos assuntos que mexem com a bolsa de valores hoje e o Ibovespa é a Natura&Co (NTCO3), que anunciou nesta quarta-feira (15) que o atual presidente-executivo da companhia, Roberto Marques, estará deixando o cargo, conforme anunciado em fato relevante ao mercado. A mudança faz parte de uma nova organização da estrutura corporativa da companhia.
Quem vai assumir o cargo de Roberto Marques é Fábio Barbosa, que já foi presidente do Santander Brasil (SANB4) e do Grupo Abril. A Natura diz que documento que a liderança da empresa ocorre “assim como uma frente de trabalho para definir nos próximos meses uma nova estrutura corporativa”.
Antes de assumir o cargo de presidente da Natura, Fábio Barbosa é o atual conselheiro da empresa, assim como presidente do comitê de Pessoas.
A Natura reafirma sua estratégia de “aumentar a responsabilidade de suas empresas e marcas únicas – Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – ao fazer a transição para uma estrutura mais simples de holding”.
B3 (B3SA3) tem alta de 38,7% na base de investidores em 12 meses
A Bolsa de Valores Brasileira, a B3 (B3SA3), divulgou as informações de volume e número de investidores referente ao mês de maio de 2022. O volume registrado no período foi de R$ 30,4 bilhões em ações. Esse montante ficou 8,5% abaixo do valor observado no mês de maio do ano passado, quando era de R$ 33,2 bilhões.
No entanto, o número de investidores da bolsa teve um crescimento considerável. No total, o número de investidores pessoa física teve um aumento de 38,7% em relação a maio de 2021. Assim, a Bolsa de Valores do Brasil teve um crescimento em sua base de investidores de 3.139.799 para 4.355.774.
Em relação ao número de contas depositárias, se teve uma alta de 36,9%, quando passou para 5.167.380 frente às 3.773.391 do mês de abril do ano passado.
Maiores altas do Ibovespa
As ações com os melhores desempenhos do Ibovespa, por volta das 12h17, eram:
- NTCO3: +7,65%
- CVCB3: +7,70%
- BIDI11: +6,32%
- PETZ3: +6,24%
- GOLL4: +5,45%
Maiores baixas do Ibovespa
As maiores baixas do Ibovespa, por volta das 12h17, eram:
- WEGE3: -1,36%
- CMIN3: -1,04%
- PETR4: -0,88%
- BRFS3: -0,76%
- PETR3: -0,61%
Última cotação do Ibovespa
Nesta terça-feira (14), o Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,52%, aos 102.063 pontos.