Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa abre em alta de 2,6% e retoma os 80 mil pontos

O Ibovespa abriu de forma estável nesta quarta-feira (10), procurando reverter a sequência de três pregões no vermelho.

O Ibovespa abriu de forma estável nesta quarta-feira (10), procurando reverter a sequência de três pregões no vermelho.

O Ibovespa abre em alta nesta terça-feira (5) retornando aos 80 mil pontos com assuntos internacionais e nacionais no radar.

Por volta das 10h55, o Ibovespa operava em alta de 2,67%, retomando os 80.817,78 pontos. O mercado está atento a votação da PEC do “Orçamento de Guerra” que deve acontecer nesta terça.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

Além disso, segue no radar do investidor:

PEC do “Orçamento de Guerra”

O Plenário da Câmara dos Deputados devem votar nesta terça-feira às 11h, em segundo turno, a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do “Orçamento de Guerra”. Os deputados irão analisar as mudanças feita pelos senadores.

O texto em tramitação no Congresso é referente à permissão de ampliação de gastos, conforme o governo julgar necessário, para lidar com a crise do novo coronavírus (covid-19). O “orçamento de guerra” não precisaria seguir normas de controle da dívida pública como o teto de gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a regra de ouro.

Produção industrial

A produção industrial caiu 9,1% em março, em comparação com fevereiro, trata-se do pior resultado para o mês desde 2002. Em relação ao mesmo período no ano de 2019, a queda foi de 3,8%. Os dados foram apurados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça.

No ano, a produção industrial acumulou queda de 1,7% , em relação aos 12 meses a atividade industrial também acumulou um recuo de 1%. De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, o resultado foi impactado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) e o isolamento social exigido para combater o vírus.

Economia global

O mercado global está atento a previsão dos economistas da Goldman Sachs e da Morgan Stanley no qual afirmaram que a economia mundial começou a se recuperar do novo coronavírus e das restrições aplicadas para combater a covid-19.

“A atividade econômica tem provavelmente se recuperado agora. Confinamentos e distanciamento social começam a diminuir enquanto muitos países reabrem suas economias com cautela”, disse economista-chefe da Sachs, Jan Hatzius, à “Bloomberg”.

O Goldman Sachs projeta que economias avançadas registrem retração média de 32% no trimestre atual, crescimento de 16% nos próximos três meses. E, uma  expansão de 13% no último trimestre.

“O maior risco negativo para as perspectivas econômicas globais é que as taxas de infecção voltem a acelerar acentuadamente à medida que a economia reabre. Afinal, nossa análise recente confirma que grande parte da melhora médica resultou de confinamentos e distanciamento social”, disse Hatzius.

Alemanha

O Tribunal Constitucional da Alemanha exigiu nesta terça que o Banco Central Europeu (BCE) se explicasse sobre o programa de títulos de dívida pública, conhecido como quantitave easing (flexibilização quantitativa), o QE.

Os juízes afirmaram, pela primeira vez na história, que as medidas tomadas por um órgão europeu “não são cobertas nas competências europeias” e que, por isso, “elas não têm validade na Alemanha”.

Saiba Mais: Índices futuros de NY operam em alta nesta terça-feira

Segundo o jornal “Financial Times”, o tribunal ordenou que governo da Alemanha obrigue o BCE a realizar uma avaliação da proporcionalidade de suas compras de dívidas dos governos, com objetivo de garantir que a medida não sobressai a política monetária.

Maiores altas e baixas

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (4), o Ibovespa encerrou em queda de 2,02%, a 78.876,22 pontos.

Sair da versão mobile