Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa recua e se descola de NY; Hapvida (HAPV3) sobe, CSN (CSNA3) e Azul (AZUL4) caem

Fundo é zerado após tombo de 90%. Foto: Pixabay

Fundo é zerado após tombo de 90%. Foto: Pixabay

Fed e Copom dão o tom | Rússia escala tensões na Europa; Saiba mais!

O Ibovespa opera em queda de 0,27% nesta quarta-feira (21), aos 112.212 pontos, por volta das 10h50. O mercado brasileiro se descola da maioria das bolsas europeias e norte-americanas, que operam em alta. Nos EUA, o S&P 500 avança 0,64%, enquanto a Nasdaq tem uma valorização de 0,44%.

Um dos destaques positivos do Ibovespa hoje é a Alpargatas (ALPA4), com uma variação de +3,43%. Além disso, o Carrefour (CRFB3) sobe 2,56%.

Enquanto isso, as ações da Hapvida (HAPV3) tem uma alta de 2,54%, enquanto a SLC Agrícola (SLCE3) avança 2,20%, e a Totvs (TOTS3) varia +1,89.

Nas quedas, um dos destaques do Índice Bovespa é o BTG Pactual (BPAC11), que tem queda de 4,11%. A CSN (CSNA3) recua 3,13% e a Azul (AZUL4) também cai 3,13%. As ações da Gol (GOLL4) também têm uma queda de 2,37%, enquanto a B3 (B3SA3) cede 1,98%.

Notícias que movimentam o Ibovespa hoje

Petrobras paga dividendos hoje, no valor de R$ 3,366 por ação

A Petrobras, uma das empresas mais relevantes na composição do Ibovespa, realizou hoje (21) o pagamento da 2ª parcela da remuneração aos acionistas aprovada por seu conselho de administração em 28 de julho de 2022.

O valor bruto distribuído hoje em dividendos da Petrobras corresponde a R$ 3,366001 por ação ordinária e preferencial em circulação, com base na posição acionária de 11 de agosto de 2022.

O pagamento dos dividendos da Petrobras foi efetuado pelo Banco Bradesco S.A., instituição depositária das ações escriturais de emissão da estatal.

A Petrobras diz que “todos os acionistas que estiverem com seu cadastro devidamente atualizados, tiveram seus direitos creditados automaticamente em suas contas bancárias na data de hoje”.

A empresa ainda diz que para os detentores de ADRs, o pagamento vai acontecer partir do dia 27 de setembro de 2022, por meio do JP Morgan Chase Bank, banco depositário dos ADRs da Petrobras.

Minério de ferro cai com cautela sobre aumento dos juros nos EUA

Um dos fatores que impactam na cotação do Ibovespa é a variação do preço do minério de ferro. Os contratos futuros da commodity tiveram queda na China, registrando o menor patamar de preço em duas semanas.

A queda na cotação do minério de ferro ocorre em meio a cautela sobre o aumento da taxa de juros do Federal Reserve (FED) nos Estados Unidos.

O minério de ferro para janeiro de 2023 da Dalian Commodity Exchange terminou em baixa de 0,9%, cotado a 703,50 iuanes a tonelada, correspondente a 99,79 dólares. Já na Bolsa de Cingapura, o contrato futuro do minério de ferro para outubro teve queda de 0,7%, cotado a 95,45 dólares a tonelada.

Petróleo sobe com falas de Putin, mas recua antes de decisão do Fed

O petróleo também é um dos fatores que impactam no valor do Ibovespa hoje (21). A commodity operava em alta pela manhã desta quarta-feira, depois do pronunciamento de Vladimir Putin.

O presidente da Rússia solicitou aos reservistas da nação para se mobilizar na guerra da Ucrânia. Com as falas de Putin, o mercado ficou mais cauteloso em relação à oferta de petróleo e também de gás natural. Além disso, também impacta na cotação do petróleo a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) que será tomada hoje.

Com isso, o preço do petróleo virou para a queda, com os contratos futuros do petróleo Brent para novembro em queda de 0,46%, enquanto o WTI tem baixa de 0,56%.

Maiores altas do Ibovespa

Por volta das 10h50, as 5 maiores altas do Ibovespa eram:

Maiores baixas do Ibovespa

Por volta das 10h50, as maiores baixas do Ibovespa eram:

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa terminou a sessão desta terça-feira (20) em forte alta de 0,62%, aos 112.517 pontos.

Sair da versão mobile