O Ibovespa amplia queda para 0,91%, aos 99.686 pontos, por volta das 16h. O mercado brasileiro acompanha o mercado europeu que fecharam em baixa. As bolsas nos EUA não seguem um caminho definido, com S&P 500 caindo 0,22% e Nasdaq caindo 0,16%. Dow Jones sobe 0,14%.
Entre os destaques de alta no Ibovespa hoje, estão a Rede D´Or (RDOR3), que sobe 2,69%, assim como a Sul América (SULA11) e a Cyrela (CYRE3), que se valorizam, respectivamente, 1,49% e 1,97%. As ações da Magazine Luiza (MGLU3) se destacam no Índice Bovespa, com variação de +2,52%. As ações da Petrobras (PETR4) sobem 0,88%.
Já nas principais perdas da sessão, se destaca a Positivo (POSI3), que cai 5,38%. As ações das Qualicorp (QUAL3) recuam 8,93%. A CVC (CVCB3), Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) também estão entre as 10 maiores quedas do dia, com perdas de mais de 3%.
Notícias que movimentam o Ibovespa hoje
- Cyrela (CYRE3) cria programa de recompra de ações
- Petrobras (PETR4): entidades entram com ação na justiça contra nomeação de novo presidente
- Light, Copel e Cemig se manifestam sobre lei de tributos de Pasep/Cofins sobre ICMS
Cyrela cria programa de recompra de ações
Entre os temas que mexem com o Ibovespa hoje está a Cyrela, que anunciou nesta quarta-feira (29), a criação de um programa de recompra de até 4,74% das ações ordinárias de emissão da companhia que já estão em circulação. A empresa diz que programa foi aprovado pelo conselho de administração, conforme reunião realizada ontem (28).
O percentual de até 4,74% descrito pela Cyrela representa 13 milhões de ações ordinárias de emissão. O intuito principal do programa de recompra é viabilizar a aplicação dos recursos disponíveis para a compra de ações na bolsa de valores com preços a mercado. Desse modo, se busca gerar mais valor para os acionista da CYRE3. Além disso, o programa de recompra servirá para a manutenção em tesouraria, assim como o cancelamento ou alienação das ações.
Petrobras: entidades entram com ação na justiça contra nomeação de novo presidente
Outro assunto que mexe com o gráfico do Ibovespa é a Petrobras. O seu novo presidente, Caio Paes de Andrade, assumiu o novo cargo na estatal ainda ontem (28). No entanto, algumas entidades entraram com uma ação na justiça contra a nomeação do novo presidente-executivo e conselheiro, o que inclui a Federação Única dos Petroleiros (FUP), Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) e a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras.
A ação dos petroleiros teria motivação com o entendimento de que a nomeação de Andrade estaria violando o estatuto da Petrobras, assim como a Lei das Estatais e a Lei das Sociedades Anônimas. A alegação é que o novo presidente não possui requisitos suficientes de experência e formação profissional.
O documento veiculado pelas entidades também aponta que “além disso, incorre em conflito de interesses por, até então, dirigir secretaria especializada do Ministério da Economia, também vedado pela lei”. A aprovação do nome de Caio Paes de Andrade para presidente da Petrobras (PETR4) ocorre na última segunda-feira (27), após reunião do conselho de administração da empresa. Assim, o prazo de mandato estimado para ele é até 13 de abril de 2023.
Light, Copel e Cemig se manifestam sobre lei de tributos de Pasep/Cofins sobre ICMS
Também impacta no valor do Ibovespa as empresas Light, Copel e Cemig, que se pronunciaram sobre a lei que prevê a devolução de tributos do Pasep/Cofins sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A publicação dessa norma foi publicada no Diário Oficial da União, com a Lei nº 14.385/2022.
A operacionalização das devoluções de créditos será de responsabilidade Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), depois de uma revisão tarifária extraordinária. Nesse caso, a Light diz aguarda a regulamentação da Aneel, assim como aguarda as medidas mais adequadas que possam ser feitas. A companhia acrescenta que “a fim de resguardar os seus interesses e o equilíbrio econômico-financeiro da distribuidora, especialmente para preservação da coisa julgada e da segurança jurídica”.
Já a manifestação da Cemig é que ela ainda está avaliando os impactos contábeis e regulatórios, além de possíveis medidas adicionais que podem tomadas. A empresa também acompanha os desdobramentos do regulamento no futuro.
Maiores altas do Ibovespa
As ações com as maiores altas do Ibovespa, por volta das 11h24, eram:
- RDOR3: +3,71%
- SULA11: +2,51%
- CYRE3: +2,23%
- BBSE3: +2,20%
- SLCE3: +2,07%
Maiores baixas do Ibovespa
As maiores quedas do Ibovespa, por volta das 11h24, eram:
- POSI3: -4,35%
- ALPA4: -4,32%
- ENEV3: -3,19%
- CVCB3: -3,12%
- MRFG3 -2,89%
Última cotação do Ibovespa
Nesta terça-feira (28), o Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,17%, aos 100.591 pontos.
Notícias Relacionadas