Nesta segunda-feira (26), o Ibovespa fechou em queda de 0,87%, aos 108.737 pontos. Esta variação contrasta com o movimento observado na semana passada, quando o principal índice da bolsa de valores brasileira tinha registrado alta de 6,65%.
O sócio da Matriz Capital, Elcio Cardozo, explica que a bolsa de valores passa por um momento de correção, após fortes aumentos do Ibovespa na semana passada.
Cardozo comenta que o dia foi de baixa liquidez no Ibovespa, em meio aos feriados de fim de ano, além de que as bolsas de valores dos Estados Unidos e Europa estiveram fechadas.
Destaques desta segunda-feira
Na sessão desta segunda-feira, Cardozo, da Matriz Capital, destaca a economia local. O Boletim Focus projetou um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) abaixo das expectativas, mas com previsão para 2023 levemente acima do indicado no último boletim, “o que também pode ter colaborado para a alta nas curvas de juros hoje”.
Entre as ações que que se destacaram positivamente no Ibovespa, aparece a Vale (VALE3), que subiu 0,92%. Marco explica que o desempenho foi influenciado pelo minério de ferro em alta no exterior e por uma possível reabertura de cidades da China que estavam em lockdown por conta do coronavírus.
Outra grande empresa que integra o Ibovespa, a Petrobras (PETR4) fechou o pregão em queda de 0,71%. Na última sexta-feira (23), os ativos da petroleira tinham registrado valorização de 4,71%.
O sócio da Matriz Capital entende que aconteceu “um movimento de correção”, após os ativos da Petrobras terem apresentado uma alta de quase 20% nas últimas sete sessões.
No pregão desta segunda, os bancos também apresentaram baixa no Ibovespa. Marco também acredita que isso ocorreu “possivelmente em um movimento de realização de lucros após as fortes altas da semana passada”.
Maiores altas do Ibovespa nesta segunda
- Rede D’Or (RDOR3): 2,19%
- Americanas (AMER3): 1,74%
- CSN (CSNA3): 1,65%
- SLC Agrícola (SLCE3): 1,58%
- YDUQS (YDUC3): 1,39%
Maiores baixas do Ibovespa nesta segunda
- Lojas Renner (LREN3): -5,35%
- TOTVS (TOTS3): -4,59%
- Duratex (DXCO3): -4,24%
- Eneva (ENEV3): -4,20%
- Petz (PETZ3): -3,83%
Em dezembro, o Ibovespa acumula uma variação negativa de 3,33%. Já neste ano, o principal índice da B3 apresenta alta de 3,73%.