O Ibovespa opera em queda de 0,57% aos 108.741 pontos nesta quarta-feira (23), em um dia que o índice lida com praticamente todas as ações em queda.
No Ibovespa hoje, as únicas altas são de companhias com receita dolarizada, as exportadoras, como Vale (VALE3) e Suzano (SUZB3).
No radar político, a PEC da Transição e o cenário fiscal seguem afetando o Ibovespa. Há expectativas de que a proposta poderá ser protocolada no Senado ainda nesta quarta-feira.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que liderada a casa, disse que o trecho da proposta que prevê o Bolsa Família fora do teto de gastos por tempo indeterminado não deve encontrar consonância no Senado.
Na agenda de indicadores, os Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego dos Estados Unidos vieram piores do que as projeções, em 240 mil ante estimativas de 225 mil.
Mais tarde, por volta das 12h, os EUA divulgam dados das Vendas de Casas Novas e dos Estoques de Petróleo Bruto.
Os PMIs do Reino Unido, por sua vez, superaram as projeções.
Com a discussão de um ‘teto ao preço do petróleo russo’, o barril do Brent cai 3,2% no intradia.
Nesse cenário as bolsas de valores internacionais operam mistas. A Bolsa de Frankfutr (DAX) cai 0,14% ao passo que a bolsa de Londres (FTSE) sobe 0,18%. Nesse cenário o índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,21%.
O premarket americano mostra queda de alta de 0,05% no Dow Jones e 0,01% no S&P.
O mercado de câmbio mostra um dólar em alta de 0,81%, cotado a R$ 5,414.
Notícias que movimentam o Ibovespa hoje
- Hapvida tem troca de CEO
- Copel pode fazer nova compra após ‘aceno à privatização’
- Petrobras anuncia investimento milionário
Troca no comando da Hapvida
Na véspera a Hapvida (HAPV3) informou que o co-CEO e membro do conselho de administração da empresa, Irlau Machado Filho, enviou carta de renúncia pedindo afastamento a partir de 21 de janeiro de 2023.
O executivo liderou por 8 anos o Grupo Notredame Intermédica (GNDI3), que recentemente passou por uma fusão com a Hapvida.
Segundo os analistas, o histórico de sucesso de Irlau na GNDI deve deixar alguns investidores lamentando a notícia.
“A HAPV diz que a decisão de Irlau se deu por motivos pessoais, mas o fato dele também estar desocupando o cargo no Conselho pode parecer um tanto abrupto”, disse o BTG sobre a movimentação.
Nova compra da Copel
Após o governo do Paraná sinalizar a privatização da Copel (CPLE6), a companhia afirmou que pode comprar os ativos da Coelce (COCE5), colocados à venda pela Enel na terça (22).
“Se surgirem oportunidades nesse segmento, vamos olhar mais ativamente”, comentou o executivo durante o Copel Day 2022, realizado em São Paulo na terça.
Mais cedo, ele havia dito a investidores que pretende crescer nesse segmento, mas não havia citado nenhum ativo especificamente.
Investimento em refino pela Petrobras
A Petrobras (PETR4) vai investir R$ 260 milhões na modernização da Refinaria Henrique Lage (Revap), situada em São José dos Campos (SP).
No projeto da Petrobras está incluída a modernização e instalação de equipamentos na unidade U-272D.
A unidade da Petrobras vai deixar de produzir diesel S500 e vai começar a produzir o diesel S-10, que é um produto mais moderno e sustentável, além de apresentar um menor teor de enxofre, com máximo de 10 ppm.
Assim, o investimento da Petrobras busca atender especificações do mercado local e internacional, assim como os requisitos ambientais.
Maiores altas do Ibovespa
- SUZB3: +0,54%
- VALE3: +0,13%
- RADL3: +0,13%
- MRFG3: +0,11%
Maiores baixas do Ibovespa
- HAPV3: -4%
- CYRE3: -3,9%
- PETZ3: -3,3%
- DXCO3: -3,1%
- CIEL3: -2,9%
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa encerrou o pregão da terça-feira (21) em queda de 0,65%, a 109.037 pontos.
Notícias Relacionadas