O Ibovespa fechou em alta de 0,58%, aos 110.744,51 pontos, nesta sexta-feira (19), com menor volatilidade em ambas as pontas e uma agenda corporativa mais enxuta.
O Ibovespa hoje ainda lida com os rumores acerca do Arcabouço fiscal, além de um cenário internacional majoritariamente em alta.
Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) lideram as quedas, após dias de forte alta, e BB Seguridade (BBES3) cai 1,72%.
Em Wall Street, alta de 0,23% no S&P 500 durante as negociações que precedem a abertura de mercado.
Já na Europa, alta de 0,74% em Frankfurt (DAX) e de 0,44% em Londres (FTSE), puxando o índice pan-europeu Stoxx-600, que sobe 0,8%.
No cenário internacional, o mercado lida com o impasse do teto da dívida nos EUA – que motiva uma discussão intensa dentro do parlamento.
Por aqui, o mercado ainda aguarda os próximos capítulos sobre a votação do Arcabouço Fiscal, que deve ser votado nos próximos dias. A expectativa do Ministério da Fazenda é que o projeto passe com ‘ampla margem’.
No câmbio, alta de 0,52% nos no dólar comercial, a R$ 4,994.
Notícias que movimentam a Bolsa de Valores hoje
- Vale (VALE3) recebe oferta bilionária por 10% do seu negócio de metais básicos, diz jornal
- Ambev (ABEV3) recomprará até 13 milhões de ações
- Americanas (AMER3) é sondada para vender fintech Ame; operação entra no radar
Oferta por negócio da Vale
A Vale (VALE3) recebeu, ainda no início desta semana, uma oferta vinculante para aquisição de uma fatia de 10% da sua unidade de metais básicos, segundo apuração do Valor Econômico.
As fontes apontam que a proposta deve ser analisada pelo Conselho de Administração da Vale já na semana que vem, no dia 25 de maio.
As estimativas são de que a venda de uma fatia dos negócios da Vale tenha um valor de US$ 2,5 bilhões.
“Não é só uma questão de preço. A companhia terá de avaliar o formato dessa venda de fatia. Será vai preferir vender para uma só companhia ou formar um consórcio com um grupo de investidores”, disse uma fonte.
Ainda em meados de 2022, a Vale havia anunciado que buscava um sócio estratégico para sua unidade de cobre e níquel, a fim de destravar o valor do negócio.
Em ocasiões anteriores, a divisão de metais básicos da Vale já havia atraído gigantes, como a General Motors, e fundos de pensão e soberanos, como o Qatar Investment Authority (QIA) e o CPP, do Canadá.
Além disso, no início deste ano, o presidente da Vale deu uma declaração citando que “a demanda [do segmento de metais básicos] estava chegando e não estava bem precificada”.
Recompra da Ambev
A Ambev (ABEV3) iniciará um novo programa de recompra de ações, conforme divulgado em fato relevante no fim desta quinta-feira (18).
O programa de recompra de ações da Ambev prevê a aquisição de até 13 milhões de ações ordinárias pela tesouraria da companhia.
O prazo para compra é o dia 18 de novembro do ano de 2024.
A compra das ações ABEV3 também estima tem “o principal objetivo de fazer frente à entrega de ações no âmbito dos planos de remuneração baseados em ações da Companhia, podendo ainda ser mantidas em tesouraria, canceladas e/ou alienadas posteriormente”.
A empresa usará as reservas de capital registradas em seu último balanço para comprar os papéis.
Vale destacar que o número de ações em livre circulação (free float) é de 4,39 bilhões de papéis.
Oferta por negócio da Americanas
Durante o processo de recuperação judicial da Americanas (AMER3), a varejista foi sondada por empresas para vender a fintech Ame, um dos principais ativos do grupo. Na quinta (18), a companhia afirmou ao mercado que estudará essa proposta e detalhou o que fará caso decida vender essa operação.
“A Companhia comunica também que vem sendo abordada de forma não solicitada por partes potencialmente interessadas nas operações da Ame e que, nesse momento, tomou a decisão de iniciar um processo de avaliação de alternativas estratégicas para o negócio, que pode envolver contatos preliminares com os potenciais interessados”, disse Camille Loyo Faria, diretora financeira e de relações com investidores da Americanas.
No comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a executiva confirmou que, na próxima semana, a empresa começará a busca por interessados na operação do hortifruti Natural da Terra, processo batizado de market sounding. Essa informação havia sido antecipada pelo Valor Econômico.
Maiores altas e baixas do Ibovespa
- Maiores Altas
- Maiores Baixas
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa encerrou o pregão da quinta-feira (19) em alta de 0,59%, aos 110.109 pontos.
Notícias Relacionadas