Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3), da Lojas Renner (LREN3), da Via (VIIA3) e do Pão de Açúcar (PCAR3) fecharam entre as maiores altas do Ibovespa hoje desta quinta (4). Em meio a um cenário delicado para o varejo, qual seria o motivo para essas altas?
Esse movimento de alta nas ações das varejistas ocorre após a decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 13,75% e do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, de aumentar os juros em 0,25 ponto percentual lá fora.
Os papéis dessas empresas fecharam o pregão da seguinte forma:
- Magazine Luiza (MGLU3): alta de 6,29%;
- Lojas Renner (LREN3): alta de 6,59%;
- Via (VIIA3): alta de 5%;
- Pão de Açúcar (PCAR3): alta de 7,38%;
Varejistas em alta; entenda
No caso das Lojas Renner, essa alta já era esperada, tendo em vista os números da empresa no 1T23, divulgados ontem (3). O lucro líquido caiu 75% em comparação com o mesmo período de 2022, mas a operação seguiu no azul.
“Apesar do que foi claramente um trimestre ruim, sentimos que os resultados da empresa no 1T23 podem levar a pelo menos uma pequena recuperação nas ações nos próximos pregões”, projetou Thiago Macruz, do Itaú BBA, em relatório.
Os investidores do Magazine Luiza seguem no aguardo dos números da companhia, que serão divulgados em 15 de maio.
A situação é similar à dos papéis da Via, empresa que apresenta seus números após o fechamento do pregão de hoje.
Enquanto isso, o caso do Pão de Açúcar é mais peculiar. A empresa revelou ontem que fechou os primeiros meses de 2023 com um prejuízo de R$ 248 milhões. No mesmo período do ano passado, a empresa tinha registrado lucro de R$ 1,3 bilhão.
“A administração procurou transmitir uma mensagem otimista. No entanto, a lucratividade permanece sob pressão”, destacaram os analistas do Goldman Sachs Irma Sgarz, Felipe Rached e Gustavo Fratini.
O Ibovespa hoje opera em alta de 0,54%, aos 102.3442 pontos.