Ibovespa em alta com G20 e reforma da Previdência no radar
O Ibovespa opera em alta, nesta sexta-feira (28), com G20, reforma da Previdência e guerra comercial no radar.
Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma alta de 0,64% alcançando 101.368,49 pontos. O mercado está atento a reunião das maiores economias do mundo e a tramitação da reforma da Previdência.
Além disso, segue no radar dos investidores a reunião de Macron e Bolsonaro, além do encontro entre os Estados Unidos e China no próximo sábado (29).
Reforma da Previdência
A sessão da comissão especial da Câmara que deveria ocorrer na última quinta-feira (27) foi adiada. Para a última quinta estava previsto que o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira, leria o texto e em seguida iniciaria a votação. A previsão é de que na próxima terça-feira (2), seja feito uma reunião com os governadores para decidir se Estados e municípios participarão da reforma.
Saiba Mais: Reunião para leitura do parecer da reforma da Previdência é cancelada
Conforme, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, o texto da reforma tem o necessário para ser aprovado. “A Câmara já tem os 308 votos. No Senado, tem ampla maioria”, afirmou Alcolumbre.
Encontro de Bolsonaro e Macron
Nesta sexta-feira (28), o presidente da República e o presidente da França se reuniram durante o G20, em Osaka, no Japão. Nesta reunião o presidente afirmou que continuará no Acordo do Clima de Paris.
Saiba Mais: Bolsonaro se encontrará com presidente da China antes do G20
Dessa forma, Jair Bolsonaro, espera que o presidente Emmanuel Macron apoie o país para o acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul. Além disso, o presidente da República convidou Macron para visitar a região amazônica do país.
Guerra comercial
O encontro entre os Estados Unidos e a China durante o G20, é o mais esperado pelos investidores. O encontro entre as duas maiores economias do mundo acontecerá no próximo sábado (29).
Saiba Mais: G20: Encontro de Trump e Xi Jinping é o mais esperado da reunião
Na última quarta-feira (26), o presidente americano afirmou ser “absolutamente possível” chegar a um acordo. Além disso, o Secretário do Tesouro, Steven Mnunchin, disse que “estávamos cerca de 90% do caminho [para o acordo] e acho que há um rumo para completo isso”.
Última cotação
Na última sessão, na quinta-feira (27), o Ibovespa encerrou estável com alta de 0,04%, e encerrou com 100.723,97.