O Ibovespa futuro opera em leve alta nesta terça-feira (10), seguindo as bolsas mundiais que operam em campo misto nesta manhã. O mercado futuro do maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), por volta das 9h35, subia 0,30%.
O Ibovespa futuro ainda reflete o otimismo global com as notícias sobre a vacina da Pfizer e da BioNTech. Segundo as farmacêuticas, o medicamento em desenvolvimento é capaz de prevenir a doença em mais de 90% dos pacientes sem evidência de infecção prévia.
A notícia foi divulgada pelas empresas como um “grande dia para a ciência e para a humanidade”. De acordo com o comunicado, nenhum problema de segurança na vacina havia sinalizado até então. Com base em projeções, as farmacêuticas declararam que pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021.
Também na última segunda-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria, disse que as primeiras doses do Coronavac, vacina que está sendo desenvolvida junto ao laboratório chinês Sinovac, chegarão ao Brasil em 20 de novembro. Segundo ele, seis milhões de doses do medicamento estarão disponíveis no estado até dezembro.
No entanto, mais tarde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a pausa nos testes da vacina chinesa, em função do registro de um “evento adverso grave”, em especificar o ocorrido. O governo de São Paulo disse que foi comunicado da decisão pela imprensa.
Ainda no âmbito das eleições nos Estados Unidos, a divisão entre democratas e republicanos deve ser mantida no Congresso. O Senado deve parmanecer sob controle republicano, enquanto a Câmara é liderada pelos democratas, por uma pequena diferença.
Essa situação é bem vista pelos investidores das big techs, uma vez que o partido de Joe Biden não poderá aprovar de forma isolada leis como aumento de impostos sobre grandes empresas ou regulamentação e divisão das companhias do setor.
As taxas de juros futuras, no entanto, operam com uma leve alta. Por volta das 9h50, os contratos de juros futuros baseados no Depósito Interfinanceiro (DI) negociados na B3 para janeiro de 2022 apresentavam uma alta de 0,92%, para 3,,30%. Os papéis para janeiro de 2023 subiam 0,42%, para 4,84%; para janeiro de 2025 tem avanço de 0,47%, para 6,47%; para janeiro de 2027, operam com uma alta de 0,70%, para 7,20%.
Por volta do mesmo horário, o dólar norte-americano era negociado na venda a R$ 5,37, com uma queda de 0,33%.
O Ibovespa futuro é um contrato derivativo do mercado financeiro negociado sobre a expectativa do valor, em pontos, que o mercado à vista terá em uma data posterior. Além de indicar o possível destino do índice quando o sino de abertura do mercado tocar, os negociadores podem comprar ou vender esse contrato em determinada pontuação para o índice em uma data futura.
Notícias Relacionadas