O Ibovespa futuro inicia esta quarta-feira (11) em alta atento as bolsas mundiais e ao cenário interno político com as falas do presidente da República Jair Bolsonaro.
Por volta das 9h30, o Ibovespa futuro operava em alta de 0,12%, a 105.148 pontos. As bolsas globais operam no azul impulsionados ainda pelo avanço da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) da Pfizer e BioNTech. Já no mercado doméstico a atenção está voltada para a declaração de Bolsonaro sobre o novo presidente dos Estados Unidos.
Bolsonaro, um dos pouco líderes mundiais que ainda não parabenizou o democrata Joe Biden, disse que o Brasil “tem pólvora”. Durante o discurso realizado na última terça-feira (10), no Palácio do Planalto, o mandatário fez uma menção indireta ao democrata, sem citá-lo nominalmente, e disse que diplomacia não é suficiente para “fazer frente a tudo isso”.
“Assistimos há pouco um grande candidato a chefe de Estado dizer que se eu não apagar o fogo na Amazônia levanta barreira comerciais contra o Brasil. Como é que nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas na diplomacia não dá. Porque quando acaba saliva, tem que ter pólvora, se não, não funciona. Precisa nem usar pólvora, mas tem que saber que tem. Esse é o mundo”, disse Bolsonaro.
Já as bolsas internacionais permanecem em alta com a informação de eficácia de 90% da vacina contra a covid-19. Por volta das 9h, a Nasdaq, bolsa de tecnologia de Nova York, subia 0,88%, para 11.719,38 pontos. No mesmo horário, o S&P 500 avançava 0,74%, para 3.567,25 pontos, enquanto os futuros de Dow Jones subiam 0,64%, para 29.508,0 pontos.
As taxas de juros futuras, também operam em leve alta. Por volta das 9h20, os contratos de juros futuros baseados no Depósito Interfinanceiro (DI) negociados na B3 para janeiro de 2022 apresentavam uma alta de 0,60%, para 3,34%. Os papéis para janeiro de 2023 subiam 0,82%, para 4,91%; para janeiro de 2025 tem avanço de 0,61%, para 6,62%; para janeiro de 2027, operam com uma alta de 0,41%, para 7,39%.
Por volta do mesmo horário, o dólar norte-americano era negociado na venda a R$ 5,4455, com uma alta de 0,57%.
Por sua vez, no mercado acionário, empresas como BR Distribuidora, Movida, Braskem, Sinqia e outras, divulgaram seus resultados trimestrais, os investidores devem ficar atento a variações dessas empresas durante o dia de hoje. Ademais, companhias como Taesa, Via Varejo, JBS, Eletrobras devem divulgar seus balanços nesta quarta-feira.
O Ibovespa futuro é um contrato derivativo do mercado financeiro negociado sobre a expectativa do valor, em pontos, que o mercado à vista terá em uma data posterior. Além de indicar o possível destino do índice quando o sino de abertura do mercado tocar, os negociadores podem comprar ou vender esse contrato em determinada pontuação para o índice em uma data futura.