Ibovespa fecha em queda de 1% com Brasília em foco; CVC (CVCB3) sobe 5%

O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (27) em queda de 1,00%, a 119.388,37 pontos, em meio a um cenário político agitado em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

O mercado ficou atento ao início da CPI da Covid, a qual tem agora Renan Calheiros (MDB-AL) como relator. Mas o Ibovespa realmente sentiu a pressão com o noticiário envolvendo mudanças na equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), o qual subiu 0,60% em abril, após ter avançado 0,93% em março. O dado vem abaixo da expectativa do mercado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os investidores também estiveram de olho na Vale (VALE3). A mineradora reportou ontem um lucro líquido de US$ 5,546 bilhões, 2.220% superior ao registrado um ano antes. Mas segundo Rodrigo Barreto, analista da Necton Investimentos, a cifra não surpreendeu muito. “O balanço já estava no preço”.

Na análise do Safra, os resultados “foram marcados por preços fortes, compensando uma queda sazonal nos volumes.” Apesar do impacto negativo, “a força contínua do mercado de minério de ferro deve levar a uma boa geração de caixa e pagamentos de dividendos potencialmente atraentes”, entendeu o banco.

Mas a ação que roubou a cena hoje foi a da CVC (CVCB3). A operadora de viagens liderou as altas do Ibovespa, subindo mais de 5% após os acionistas ingressarem com pedido de arbitragem na Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) contra os ex-conselheiros da empresa, envolvidos nos casos de fraude contábil. A companhia deu continuidade ao movimento de alta em meio a esperanças com a volta do turismo.

Do outro lado, recuaram JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3), em um movimento de correção de acordo com Rodrigo Barreto. O setor de proteínas vem de uma longa sequência de altas nas últimas semanas e teve hoje um pregão de realização, observou.

Destaques corporativos

Cedo nesta terça-feira, a Itaúsa (ITSA4) anunciou um acordo de compra de participação na empresa Aegea Saneamento por R$ 1,3 bilhão. A holding terá 8,53% do capital total e 10,20% do capital votante da empresa de saneamento.

De acordo com a Itaúsa, o valor da transação está sujeito aos ajustes e os recursos deverão ser captados por instrumento de dívida de longo prazo. A operação deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma alta de 0,05%, a 120.594,61 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno