Ibovespa não firma e marca leve alta sustentado por Vale (VALE3)

Após operar entre perdas e ganhos, o Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (7) em alta de 0,11%, a 117.623,58 pontos, em sessão volátil com o mercado atento à ata do Comitê Federal de Mercado Aberto dos Estados Unidos (Fomc, na sigla em inglês) e à Lei do Orçamento de 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

O Ibovespa foi amparado pelo avanço dos papéis da Vale (VALE3), impulsionados pelo aumento dos preços do minério de ferro na Bolsa de Dalian diante da expectativa de crescimento mais acelerado dos Estados Unidos e da China.

A economia norte-americana mostrou-se resiliente nos últimos meses e a pandemia de covid-19 revela sinais sinais de arrefecimento em resposta ao ritmo de vacinação no país, ressaltaram os membros do Fomc em alta divulgada hoje.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O anúncio da alta do Fomc acabou gerando um pouco estresse devido ao apontamento do Fed [Federal Reserve] de que a recuperação da economia continua forte nos Estados Unidos e eles acompanham de perto, e que em algum momento precisariam fazer algum ajuste”, observou Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos.

Por aqui, ainda pesam negativamente as indefinições quando ao Orçamento público de 2021. Enquanto o texto é discutido com mais de 3 meses de atraso no Congresso, o governo enviou um projeto de lei ás casas para flexibilizar um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assegurando a reedição do Benefício Emergencial para manutenção de emprego e renda.

As altas do Ibovespa foram lideradas pela Braskem (BRKM5) e pela Hapvida (HAPV3). Os papéis da petroquímica já registram variação positiva de quase 80% em 2021. Já a companhia de saúde avançou após esclarecer que estuda fazer captações de recursos, embora ainda não saiba o formato.

Na outra ponta, recuaram ações do setor de varejo, incluindo Hering (HGTX3), B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4). As empresas foram pressionadas pela “busca de outros setores mais atrativos, por conta de um aumento no número de óbitos por conta da covid-19 e pelo impacto 8 vezes menor que o auxílio emergencial desse ano deve ter no comércio”, disse a Ativa Investimentos.

Destaques corporativos

As ações do IRB Brasil (IRBR3) também foram destaques na sessão depois da Superitendência de Seguros Privados (Susep) ter encerrado uma fiscalização especial sobre a companhia, a qual durava quase um ano.

A autarquia iniciou a supervisão extraordinária sobre a companhia em maio do ano passado. À época, o IRB Brasil estava em crise financeira, com dúvidas sobre a própria insolvência, acentuada pelos impactos da pandemia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

E já no final da sessão o presidente da República, Jair Bolsonaro disse considerar o reajuste do preço do gás em 39%, feito pela Petrobras (PETR4), “inadmissível” em cerimônia de posse do general João Francisco Ferreira, que ocupará o cargo de Joaquim Silva e Luna como diretor-geral da Itaipu Binacional.

“Não vou interferir, a imprensa vai dizer o contrário. Mas podemos mudar esta política de preços lá”, declarou o mandatário.

“A fala de Bolsonaro acabou botando um pouquinho de ‘água no chope’ da Petrobras, que vinha uma alta de quase 1,5% e acabou recuando, voltando praticamente para o zero a zero”, afirmou Rodrigo Moliterno.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma baixa de 0,02%, a 117.498,87 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno