O Ibovespa abriu em alta nesta quinta-feira (7), de olho nas questões externas e avanço nas vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). Os investidores seguem monitorando as tensões nos Estados Unidos, após a confirmação de Joe Biden como presidente eleito, além da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados aqui no Brasil.
Por volta das 10h25, o maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) avançava 0,61%, a 119.827 pontos. O Ibovespa permanece atento ao noticiário corporativo e à divulgação de dados econômicos.
O Congresso dos Estados Unidos confirmou, na madrugada desta quinta, a vitória eleitoral do democrata Joe Biden, presidente eleito em novembro de 2020. O processo de votação do Colégio Eleitoral foi retomado horas após o Capitólio, na capital estadunidense, ter sido invadido por manifestantes pró-Donald Trump.
Foram vistas cenas violentas, transmitidas em tempo real em todo o país — quatro pessoas morreram em meio aos distúrbios. Em seu discurso, após a retomada dos trabalhos, Mike Pence, vice-presidente, disse que a última quarta-feira foi um “dia sombrio” para o poder Legislativo estadunidense.
No espectro político interno, o mercado observa a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O deputado Baleia Rossi lançou oficialmente sua candidatura ao comando da Casa — ele possui a maior aliança partidária e o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Em seu discurso de lançamento da candidatura, ele defendeu de forma “intransigente” a democracia, e falou sobre reformas e a volta do debate sobre o auxílio emergencial. Ele disputa a cadeira com o deputado Arthur Lira, que conta com o apoio dos partidos do Centrão e do presidente Jair Bolsonaro.
Dados econômicos e destaques corporativos
Nesta quinta-feira será divulgado o número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, na semana encerrada no dia 1º de janeiro. O mercado observa o impacto da segunda onda da pandemia nos postos de trabalho de uma economia já abalada pelo vírus.
Aqui no Brasil, serão divulgados os dados de produção e venda de veículos pela Anfavea, além do leilão de títulos pelo Tesouro Nacional, às 10h30.
Os destaques corporativos de hoje ficam por conta da Vale (VALE3) e Camil (CAML3). Enquanto a mineradora terá uma audiência para discutir o valor das indenizações sobre o acidente de Brumadinho — que devem ficar, no mínimo, na casa de R$ 28 bilhões –, a produtora de alimentos irá divulgar, após o fechamento do mercado, o seu resultado do terceiro trimestre de 2020.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h30:
- Suzano (SUZB3): +4,26%
- Cogna (COGN3): +3,76
- Gol (GOLL4): +3,06%
- Klabin (KLBN11): +2,79%
- SulAmerica (SULA11): -1,10%
- Lojas Renner (LREN3): -1,46%
- Cyrela (CYRE3): -1,51%
- Qualicorp (QUAL3): -1,66%
Mercados internacionais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: +0,56%
- Londres (FTSE 100): -0,58%
- Frankfurt (DAX 30): +0,35%
- Paris (CAC 40): +0,36%
- Milão (FTSE/MIB): -0,09%
- Hong Kong (Hang Seng): -0,52% (fechada)
- Xangai (SSE Composite):+0,71% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): +1,60% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta-feira com uma queda de 0,23%, a 119.100 pontos.