O Ibovespa opera em leve alta na manhã desta quarta-feira (14), com os investidores atentos ao início dos balanços corporativos do primeiro trimestre deste ano nos Estados Unidos, o que deve ser um balizador para o andamento dos mercados. Além disso, o radar também paira sob Brasília, com as dicussões sobre o Orçamento e a CPI da Covid.
Por volta das 10h30, o Ibovespa subia 0,27%, para 119.622 pontos. Os investidores locais também permanecem no aguardo de mais pistas sobre a economia, tanto brasileira como global. Em entrevista à Bloomberg na véspera, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a autoridade monetária brasileira está atenta aos impactos da volatilidade do câmbio na inflação.
Em território norte-americano, a expectativa fica pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, às 13h (horário de Brasília). O BC dos Estados Unidos irá divulgar o livro bege, com as pistas sobre a economia do país e a percepção sobre a inflação.
“Hoje, os mercados internacionais têm três focos de atenção: início da temporada de resultados do primeiro trimestre, preocupação com vacinação na Europa e fala de bancos centrais em todo o mundo. Os preços se movimentam muito pouco nesta manhã”, diz o economista do banco BV, Roberto Padovani.
Os bancos JP Morgan e Goldman Sachs foram os primeiros a apresentarem seus números. Ambos os resultados superaram as expectativas dos analistas de Wall Street, reforçando a tese da forte recuperação econômica dos Estados Unidos desde o início deste ano.
O governo federal tem procurado resolver o problema orçamentário do aumento dos gastos no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Ministério da Economia segue defendendo a ideia da criação de uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o estabelecimento de segurança jurídica com despesas extraordinárias.
Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, realizou a leitura para a formulação da CPI da Covid, que irá averiguar a responsabilidade do governo na pandemia. Também será avaliada a transferência de recursos do governo aos estados e municípios, algo que não estava previsto inicialmente.
No front corporativo, o mercado recebe as novas aquisições de Banco Inter (BIDI11) e Magazine Luiza (MGLU3), ampliando o portfólio das empresas. Nesta quarta começa a reserva de ações para IPO da Kora Saúde (KRSA3), ao passo que o BV, antigo Banco Votorantim, desistiu de realizar sua oferta na B3.
Destaques do Ibovespa
Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h38:
- JHSF (JHSF3): +4,08%
- Minerva (BEEF3): +4,05%
- MRV (MRVE3): +3,72%
- Marfrig (MRFG3): +3,47%
- Weg (WEGE3): +2,60%
- SulAmérica (SULA11): -1,24%
- Cogna (COGN3): -1,39%
- Qualicorp (QUAL3): -1,85%
- B2W (BTOW3): -2,38%
- Eneva (ENEV3): -2,44%
Bolsas mundiais
Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:
- Nova York (S&P 500) futuro: -0,02%
- Londres (FTSE 100): +0,26%
- Frankfurt (DAX 30): -0,15%
- Paris (CAC 40): +0,17%
- Milão (FTSE/MIB): -0,56%
- Hong Kong (Hang Seng): +1,42% (fechada)
- Xangai (SSE Composite): +0,60% (fechada)
- Tóquio (Nikkei 225): -0,44% (fechada)
Última cotação do Ibovespa
Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma alta de 0,41%, a 119.297,13 pontos.
Notícias Relacionadas