Ibovespa descontado? Itaú BBA indica 5 ações com potencial

Em 2024, o Ibovespa apresenta uma queda acumulada de cerca de 3%, em meio a um cenário macroeconômico incerto e dúvidas sobre a política fiscal brasileira. Mesmo assim, o Itaú BBA acredita que as ações brasileiras estão descontadas e suas avaliações estão atraentes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

A casa destaca que o MSCI Brazil, índice que mede o desempenho de cerca de 85% do universo de ações do Brasil, está atualmente negociando a 8 vezes Preço/Lucro para os próximos 12 meses. Isso significa um desconto de 14% em relação ao histórico.

Além disso, os analistas esperam que as empresas do índice entreguem um crescimento de cerca de 15% em 2025, o que ficaria acima da média de outros países emergentes.

Ao mesmo tempo, destaca o Itaú BBA, a força que impulsiona a oscilação dos preços das ações brasileiras tem se aproximado da média dos emergentes no curto prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Diante desse contexto, os analistas citam cinco ações em destaque, que oferecem combinações de fatores atraentes. São as seguintes:

  • Direcional (DIRR3): 32% de ROE, dividend yield próximo a 8% e negociando a P/L de um dígito, descontada em relação à média;
  • Petrobras (PETR4): 4 vezes P/L, maior dividend yield da cobertura do BBA e 24% de ROE;
  • Orizon (ORVR3): P/L e EV/Ebitda descontados, com 27% ROE e revisões positivas;
  • JBS (JBSS3): P/L de um dígito e 4,6 vezes EV/Ebitda, com fortes revisões de lucros;
  • Marcopolo (POMO4): P/L descontado a 8 vezes, com 30% de ROE

Vale destacar que, na última semana, o Morgan Stanley rebaixou sua exposição ao Brasil para underweight (venda). A casa avalia que questões políticas têm prejudicado o potencial da América Latina, indicando que é necessário superar diversos obstáculos para que a região recupere uma narrativa de investimento convincente, apesar dos valuations atrativos.

“Embora exista um cenário positivo para Brasil e México, é cedo para construir um portfólio com base nisso, e as condições podem piorar antes de melhorar”, afirmam os estrategistas, que estimam o Ibovespa em 146 mil pontos ao final do ano que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno