Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa desaba 2,65% com temor de inflação nos EUA; IRB (IRBR3) sobe 1,44%

Ibovespa tomba 1% na semana; Vale (VALE3) dispara 4,8%, Gol (GOLL4) despenca 17%

Ibovespa tomba 1% na semana; Vale (VALE3) dispara 4,8%, Gol (GOLL4) despenca 17%. Foto: Reprodução Site ModalMais

O Ibovespa descarrilhou no pregão desta quarta-feira (12) e fechou em queda de 2,65%, a 119.710,03 pontos, acompanhando mais um dia negativo em Wall Street conforme os investidores transpareceram o temor com a volta da inflação.

A Bolsa brasileira refletiu as preocupações do mercado americano com o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O indicador subiu 0,8% em abril e levou inflação anual do país a 4,2%, reforçando tese de que a alta nos preços pode levar à retirada dos estímulos, o que pesou sobre o Ibovespa hoje.

“O mercado está cada vez mais preocupado com a inflação”, contou Scott Hodgson, gestor de renda variável da Galapagos Capital. Segundo o especialista, o Federal Reserve (Fed) ainda bate o pé e diz que, se os preços começarem a galopar, o banco central irá intervir, mas segundo a autoridade monetária não é isso o que está acontecendo. Mesmo assim, o mercado contesta, “e com toda razão”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Nas palavras do gestor, “isso é ruim para as empresas de tecnologia”, as quais passam pelo modelo de valuation de fluxo de caixa descontado. Neste, os analistas descontam a taxa de juros para obter o valor futuro, explica. Com uma inflação em alta, a expectativa para o aumento de juros cresce e a projeção para o lucro dessas companhias cai.

Hoje, o S&P 500 recuou 2,14%, a 4.063,04 pontos, enquanto o Nasdaq Composite encolheu 2,67%, a 13.031,68 pontos.

Por aqui, o destaque negativo ficou com o Banco Inter (BIDI11), o qual despencou 7,76%, com realização de lucro. A empresa divulgou ontem um lucro líquido de R$ 20,8 milhões no primeiro trimestre deste ano.

Já a BR Distribuidora (BRDT3) liderou as altas do dia com um avanço de 5,06%. Os papéis da companhia subiram depois da apresentação do lucro trimestral, que superou em 110% o resultado do mesmo período do ano passado.

A empresa foi seguida pelo IRB Brasil (IRBR3). O ressegurador arrancou para a segunda posição do Ibovespa hoje, com uma alta de 1,44%.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma alta de 0,87%, a 122.964,01 pontos.

Sair da versão mobile